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Complexo portuário de Vila Velha amplia capacidade operacional e reforça papel estratégico na economia capixaba

Vila Velha deu um passo estratégico para consolidar sua posição como um dos principais polos logísticos do Brasil. Com a recente ampliação do Berço 202, o Porto de Capuaba, administrado pela Vports, agora está habilitado a receber navios com capacidade de até 83 mil toneladas — um avanço considerável em relação ao limite anterior, de 70 mil toneladas.

A melhoria viabiliza a chegada de embarcações da classe Panamax, que oferecem maior eficiência no transporte de cargas e menor custo por tonelada. A operação foi possível graças a estudos técnicos e à dragagem do canal de acesso, concluída com investimento de R$ 30 milhões.

Com a mudança, o número de navios Panamax que podem operar no porto passou de 504 para 861 — um aumento de 70%. Em 2023, o complexo já havia registrado 8,4 milhões de toneladas movimentadas, entre grãos, minérios e produtos industrializados, superando em 15% o volume do ano anterior. A expectativa para 2025 é alcançar a marca de 9 milhões de toneladas.

Eficiência e competitividade

Para o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, a ampliação representa um salto de competitividade para o município e o Espírito Santo. “Os investimentos em infraestrutura portuária e modernização operacional realizados pela Vports ampliam a capacidade de movimentação de cargas, fortalecem rotas estratégicas e reduzem custos logísticos”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, também destacou os impactos positivos da expansão. “A modernização do complexo portuário, que conta com 16 berços e movimenta uma ampla gama de produtos, reforça o protagonismo de Vila Velha no cenário logístico nacional. Isso atrai novos investimentos, gera empregos e impulsiona a economia estadual”, disse.

Integração ferroviária

Durante a feira Intermodal 2024, em São Paulo, o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão, anunciou a conclusão das obras de revitalização da ferrovia interna do Porto de Vila Velha, conectada à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A integração abre uma nova rota logística entre o Espírito Santo e regiões produtoras do Centro-Oeste, como Goiás e o Triângulo Mineiro.

Um dos destaques é o projeto da pera ferroviária, que permitirá que os trens acessem o pátio portuário sem manobras adicionais, otimizando as operações. A previsão é que o novo sistema entre em funcionamento ainda em 2025.

Segundo Serrão, desde o início da concessão, a Vports já investiu R$ 580 milhões em melhorias na infraestrutura portuária. “Nosso objetivo é garantir mais agilidade, segurança e capacidade operacional, transformando Vila Velha em um centro logístico de excelência”, concluiu.

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