A Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora acontece nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19), a partir das 13 horas, na Faculdade Novo Milênio, em Itaparica, ao lado da Prefeitura de Vila Velha. O evento, aberto a toda a sociedade, é realizado anualmente com o objetivo de reforçar a luta por condições de trabalho dignas e pelo direito à saúde.
Consolidada como um espaço democrático para o debate e a formulação de propostas voltadas à melhoria das condições de trabalho no Brasil, a conferência municipal antecede a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, prevista para agosto, em Brasília.
Entre os palestrantes confirmados estão a Subsecretária de Atenção Primária à Saúde de Vila Velha, Regina Diniz; a enfermeira e especialista em Atenção Primária à Saúde e Epidemiologia, Pollyana Siqueira Spinass; e a especialista em Gestão Pública, Terceiro Setor e Projetos Sociais, Iohana Kroehling.
Eixos temáticos
A conferência será organizada em torno de três eixos temáticos. O primeiro, “A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, abordará a importância de um sistema de saúde que ofereça atendimento integral aos trabalhadores. O segundo, “As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora”, discutirá os impactos das transformações nas relações de trabalho sobre a saúde. O terceiro eixo, “Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para efetivação do controle social”, destacará o papel da sociedade na gestão e fiscalização das políticas públicas de saúde.