Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Corpus Christi: festa religiosa movimenta ES

Os tradicionais tapetes de Corpus Christi de Castelo, no sul do estado, começam a ser confeccionados na noite desta quarta-feira (29), para marcar a festa religiosa comemorada nesta quinta-feira (30). O assunto repercutiu na sessão ordinária virtual realizada nesta quarta.

“É uma celebração maravilhosa e tradicional”, declarou o deputado Callegari (PL). Desde os anos 1960, Castelo vem celebrando a data, que movimenta fiéis católicos e o turismo na região. A festa conta com, aproximadamente, 3 mil voluntários para a confecção dos tapetes. Materiais como areia, pedras, flores, folhas e palha de café são utilizados para formar as imagens religiosas nas ruas da cidade.

Alexandre Xambinho (Podemos), morador do bairro Barcelona, na Serra, destacou a festa realizada em sua comunidade. Segundo o parlamentar, a solenidade de Corpus Christi promovida pela Paróquia dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria já é a segunda maior do Espírito Santo – atrás da manifestação de Castelo – e a maior da Grande Vitória. De acordo com Xambinho, as comunidades da paróquia devem confeccionar um tapete de 1,5 km de extensão.

Ocupação de propriedade 

O deputado Coronel Weliton (PRD) denunciou a ocupação de propriedades por trabalhadores sem-terra na região do Caparaó. Primeiramente, segundo o deputado, o grupo teria se dirigido para Muniz Freire e, ainda de acordo com o parlamentar, o grupo estaria se organizando para ocupar outra propriedade em Ibitirama.

“A invasão de propriedade privada vem gerando descontentamento, tumulto e tensão muito grande (…). A região do Caparaó está apavorada (…)”, afirmou.

Coronel Weliton pediu o apoio das secretarias de Estado da Segurança Pública e de Direitos Humanos para acompanhar a situação “para não acontecer nenhum incidente”.

O deputado Engenheiro José Esmeraldo (PDT) aproveitou o ensejo para manifestar sua opinião. Segundo ele, a ocupação de propriedades está se tornando “um fato corriqueiro” no Espírito Santo. “Eu tenho andado no interior e tenho visto e ouvido a preocupação dos proprietários”, comentou. “O governo não está tomando providência”, disse.

Atropelamento de animais 

A campanha “Maio Amarelo” de prevenção a acidentes de trânsito foi tema do discurso da deputada Janete de Sá (PSB). A deputada vem alertando, principalmente, para os acidentes envolvendo animais. Segundo Janete, há uma “incidência muito grande” de atropelamento.

Reunião da Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais realizada na última segunda-feira (27) tratou da subnotificação de casos de atropelamento de animais nas rodovias. A parlamentar também encampou campanha no trânsito com a realização de um “adesivaço”, momento em que foram distribuídos adesivos com a frase “Eu freio para animais” para os motoristas.

Notícias Recentes