A convite do vereador Devanir Ferreira (Republicanos) o professor de robótica, João Panceri, doutorando em Engenharia Elétrica e um dos criadores do robô Maria T21, usou a tribuna livre da Câmara para apresentar o robô terapêutico.
Elaborada por pesquisadores do Laboratório de Robótica e Tecnologia Assistiva da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o robô Maria T21 atua em conjunto com terapias tradicionais para o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down.
De acordo com João Panceri, a partir da atuação e brincadeiras com as crianças, o robô coleta dados que auxiliam no monitoramento de aspectos como emoções, grau de atenção, atividade motora e até equilíbrio, que ajudam a avaliar a evolução do paciente no decorrer do tratamento, impactando diretamente no resultado da terapia.
Atualmente Maria faz parte de um Projeto na APAE de Vitoria, mas já esteve também na APAE de Vila Velha. A Atuação da Maria torna as terapias mais divertidas, incentivando a prática de atividades cognitivas, físicas e diárias.
Maria T21, é uma robô extremamente simpática, que cativou e divertiu os parlamentares e os presentes na sessão ordinária desta segunda-feira.
João Panceri, salientou que tem o objetivo de ampliar o projeto para que a Maria possa atender mais escolas e associações, por todo o Estado.