Um curso de inseminação artificial de bovinos, oferecido pela Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, promete gerar renda para produtores rurais da cidade. Na manhã desta quinta-feira (27), os alunos, que participam gratuitamente das aulas, concluíram a parte prática da capacitação com a utilização da técnica de inseminação artifical.
A técnica consiste na introdução de uma haste metálica, conhecida como aplicador, no órgão reprodutivo da vaca para a fecundação do animal. O objetivo é fazer o melhoramento genético do gado, tanto leiteiro como de corte.
O curso, que acontece há três dias, termina nesta sexta-feira (28), com a continuidade do treinamento prático para identificação das condições ideais para a inseminação artificial.
“O curso é muito importante para aumentar a produção de leite e do número de arroba produzida. Isso faz com que o produtor rural aumente a renda familiar e garanta a sua permanência no campo e leve pra mesa dos consumidores um produto de qualidade”, destacou o professor universitário e médico veterinário, Diogo Vivacqua de Lima, que é instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O subsecretário de Agricultura e Pesca de Cariacica, Marcelo Endringer, destacou os benefícios da capacitação. “Esse curso vai trazer mais renda para os produtores rurais, com o aumento da sua produtividade e melhoramento genético do rebanho”, disse.
“Primeiro é baixar custo de produção. Quando você tem um touro, que pode custar até R$ 20 mil, e faz esse processo aqui não precisa mais do touro. Esse é o primeiro passo. E isso é uma diferença muito grande para as propriedades rurais, inclusive a minha. É um aprendizado bem completo”, ressaltou o produtor rural Daniel Florêncio Reinholz.
Para o produtor rural Carlos Zanata o curso é importante porque permite melhorar o rebanho de uma maneira mais rápida. “Dessa forma você pode escolher o touro e a vaca que quer utilizar. Isso vai gerar um ganho tanto na produção de leite quanto na produção de carne”, destacou.
O curso de inseminação artificial é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Pesca de Cariacica, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura e o Sindicato Rural.