
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha (Sempdec) apresentou à Secretaria Municipal de Educação (Semed) a nova proposta pedagógica do projeto “Defesa Civil na Escola – Construindo uma Cultura de Prevenção e Resiliência Cidadã”, que será implantado na rede municipal a partir de 2026.
A reunião, realizada nesta terça-feira (25), foi conduzida pelo secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcelo D’Isep, que fez um panorama das ações já desenvolvidas pelo Projeto Defesa Civil na Escola desde o início da atual gestão. Em seguida, a equipe técnica detalhou os objetivos e fundamentos da nova proposta.
O projeto pretende capacitar toda a comunidade escolar — incluindo alunos, professores, funcionários e familiares — para reconhecer, mapear e administrar riscos de desastres presentes no território onde vivem. A proposta busca fortalecer uma cultura de prevenção, resiliência, solidariedade e preparo organizado diante de situações de emergência.
A nova versão do projeto amplia o escopo da iniciativa já aplicada durante o ano pela Sempdec, incorporando caráter institucional e integração com diferentes áreas do conhecimento e componentes curriculares da rede municipal.
Participaram do encontro o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, sargento Afonso Belenda; o professor Ilia Crassus Pretralonga; a gerente de ensino da Semed, Yolanda Pinto dos Santos; e a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Lassaletti Guasti de Moura Dalmaschio.
