Deputado vai pedir ao governador Renato Casagrande que estenda o sistema Transcol até o município.
O transporte público sempre foi um grave problema para as cidades de médio e grande porte, como exemplo de Aracruz. Além dos altos preços das passagens, a qualidade do atual serviço de transporte não atende às necessidades da população, especialmente nesses dias de calor acima da média.
O deputado Alcântaro Filho (Republicanos) falou da situação dos ônibus de Aracruz: “Diariamente, quem mora em Aracruz paga uma passagem cara, enfrenta ônibus lotados e sem climatização. Nossa cidade está próxima à região metropolitana, tem quase 100 mil habitantes, uma extensa malha viária urbana e problemas semelhantes às cidades da Grande Vitória”, destacou.
O parlamentar também garantiu que vai iniciar o debate na assembleia e com o governo do Estado, para integrar Aracruz ao sistema Transcol: “Nós vamos fomentar esse debate na Assembleia Legislativa e vamos atrás da melhor solução. O Transcol já chega a Aracruz, até o portal da cidade que faz divisa com o município de Fundão. Temos certeza de que é essencial ligar os polos de investimentos que estão chegando na região, um deles, por meio do sistema de transporte público. Caso não seja o Transcol, vamos atrás de outra alternativa que atenda à população que vem sofrendo com o péssimo serviço prestado de transporte público da cidade”, completou Alcântaro.
Em 2023, durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Aracruz, o ex-diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado (Ceturb-ES), Marcus Bruno, considerou viável integrar Aracruz no Sistema Transcol de transporte coletivo metropolitano.