
Um detento do regime semiaberto fugiu da Penitenciária Regional de São Mateus utilizando um trator na tarde desta terça-feira (25), no Norte do Espírito Santo. O interno Aldair José Ramalho dos Santos abandonou o posto de trabalho e levou o veículo, que era usado nas atividades agrícolas do projeto de ressocialização desenvolvido na unidade.
Segundo a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), a fuga foi percebida ao final do expediente, quando servidores identificaram a ausência do detento e constataram que o trator também não estava no pátio da penitenciária.
Após buscas realizadas por equipes da Polícia Penal, o trator foi localizado na região de Boa Esperança, mas o detento não foi encontrado e permanece foragido até a última atualização.
A Sejus informou que o Poder Judiciário e todas as forças policiais foram imediatamente comunicados para ampliar as chances de recaptura. Os setores de Inteligência Prisional e da Polícia Penal também atuam para localizar Aldair.
O interno cumpre pena desde 9 de maio de 2020 pelos crimes de ameaça, roubo e lesão corporal no contexto de violência doméstica, enquadrada na Lei Maria da Penha. Ele estava custodiado na Penitenciária Semiaberta de São Mateus (PSSM) quando ocorreu a fuga.
