A partir deste sábado, 29 de junho, a cidade de Vila Velha deixa um legado ambiental para as futuras gerações. O dia foi marcado pela inauguração do Centro de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal de Jacarenema, que fica localizado entre os bairros Barra do Jucu e Santa Paula I, às margens da Rodovia do Sol.
Além do Centro de Educação Ambiental, a área conta com uma infraestrutura composta por Posto de Fiscalização, sala multiuso para oficinas, anfiteatro, sala de leitura e espaço administrativo, além de banheiros acessíveis, bebedouro e um memorial que narrará a história da luta pela implementação do Parque. O investimento é de pouco mais de R$ 1,4 milhão, proveniente de compensação ambiental homologado pelo Ministério Público.
Durante a inauguração, o prefeito Arnaldinho Borgo destacou a importância da obra para a comunidade: “Antes ninguém conhecia Jacarenema, mas agora poderão não só conhecer como desfrutar do novo espaço construído para todos nós”, afirmou.
A secretária de governo, Maria do Carmo, também celebrou a inauguração, relembrando suas lutas pela preservação do parque: “No passado, lutei e continuo lutando pela preservação do Parque de Jacarenema, que é um dos últimos remanescentes de restinga e possui uma biodiversidade incrível. Agora, com o espaço de educação ambiental, essa riqueza poderá ser repassada para todas as gerações”, afirmou.
O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel, também ressaltou a importância do novo centro: “O Centro de Educação Ambiental dará oportunidade para a imersão das crianças na contemplação da natureza por meio de trilhas interpretativas, histórias e atividades que promovem o senso de preservação dos espaços verdes da cidade”, disse.
O Parque Natural Municipal de Jacarenema possui uma área de 346 hectares (equivalente a 320 campos de futebol), localizada em uma região marcada por especulação imobiliária, extração de areia, denúncias de invasões e crimes ambientais, que agora se transformará em um local de referência para a educação ambiental, preservação e recuperação do meio ambiente na cidade de Vila Velha.
Unidade de Conservação
Após a conclusão das obras e a implementação da Unidade de Conservação, o Parque Natural Municipal de Jacarenema será aberto ao público, tornando-se mais uma sala de aula ao ar livre em Vila Velha. Esta conquista representa não apenas um espaço para relação de equilíbrio e harmonia com a natureza, mas também o início de uma nova era que é a consolidação de fato de Jacarenema.
A região de Jacarenema não será mais a mesma, marcada por décadas de luta incansável por parte de diversos atores, ambientalistas, pesquisadores e moradores do entorno com sua implantação.