Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Dois golfinhos são encontrados mortos em praias da Serra

Dois golfinhos da espécie Sotalia guianensis, popularmente conhecida como boto-cinza, foram encontrados mortos em praias do município da Serra. Os animais foram localizados nas praias de Jacaraípe e Balneário de Carapebus e recolhidos pelas equipes do Instituto Orca, responsável pelo Programa de Monitoramento de Praia na região.

Causas da morte

De acordo com o Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (IBRAFF), uma das principais causas de mortalidade dessa espécie inclui o enredamento em redes de pesca instaladas em locais impróprios e o impacto de resíduos descartados no mar, como plásticos e outros materiais prejudiciais.

Investigação

As carcaças dos dois botos-cinza foram levadas ao Instituto Orca, onde passarão por exames de necropsia para determinar as causas exatas das mortes. O instituto reforça a importância da conscientização sobre o uso correto de redes de pesca e o descarte adequado de resíduos para preservar a fauna marinha.

Alerta ambiental

O boto-cinza, espécie comum na costa brasileira, é frequentemente ameaçado pela ação humana e pela degradação ambiental. Instituições de proteção ambiental e especialistas alertam para a necessidade de políticas mais efetivas de preservação, além da colaboração da população na redução do impacto humano sobre os ecossistemas marinhos.

Denúncias sobre irregularidades ambientais podem ser feitas por meio das plataformas oficiais de órgãos ambientais e de proteção da fauna.

Notícias Recentes