A Assembleia Legislativa do Espírito Santo pode incorporar dois importantes eventos de Vitória ao calendário oficial do Estado, conforme os Projetos de Lei (PL) 194/2024 e 398/2024. Ambas as propostas estão sob análise da Comissão de Justiça e visam reconhecer a relevância econômica e cultural de eventos realizados na capital capixaba.
O primeiro evento em pauta é o Liquida Goiabeiras, uma feira de liquidação que acontece duas vezes ao ano, em maio e novembro, em Vitória. O PL 194/2024, de autoria do deputado Denninho Silva (União), propõe a inclusão do Liquida Goiabeiras no calendário estadual. Na justificativa do projeto, o parlamentar destaca que o evento é uma “vitrine econômica a céu aberto”, que desempenha um papel crucial no fomento à economia local, gerando cerca de 1.000 empregos diretos e indiretos. Com edições que já ultrapassaram as expectativas de vendas de datas como o Dia das Mães e o Natal, o Liquida Goiabeiras se consolidou como a maior feira de liquidação do Estado. O projeto já foi encaminhado para análise final na Comissão de Justiça e não precisa passar pelo Plenário para ser aprovado.
O segundo evento, o Bloco Kustelão, é um desfile carnavalesco que acontece anualmente em fevereiro, encerrando a programação de carnaval de Vitória. O PL 398/2024, também de autoria de Denninho Silva, busca inserir o Bloco Kustelão no calendário oficial do Estado. O deputado ressalta que o bloco, fundado em 2003 no bairro Jardim Camburi, é o único de samba reggae do Espírito Santo e atrai milhares de pessoas todos os anos. A inclusão no calendário estadual, segundo Denninho, não apenas reconhece a importância histórica e cultural do bloco, mas também valoriza sua capacidade de atrair público de fora da capital.
Ambos os projetos estão em análise na Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa e, se aprovados, representarão um importante reconhecimento para eventos que já são celebrados e apreciados pela população local e visitantes.