Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Eclipse solar anular toma conta do céu nesta quarta-feira (02)

Foto: Freepik

Um eclipse solar anular ocorre nesta quarta-feira (02), proporcionando um espetáculo celestial em partes do Brasil. O fenômeno acontece quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, deixando apenas a borda do Sol aparente, criando um impressionante “anel de fogo” no céu.

Segundo o Observatório Nacional, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o eclipse será visível principalmente no extremo Sul do continente, incluindo Argentina e Chile, mas também poderá ser observado na parte Sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Aqui, no Espírito Santo, de acordo com a Climatempo, será possível ver 4,44% do disco solar eclipsado, entre 17h10 e 17h39, com o auge às 17h37.

Este evento astronômico ocorrerá próximo ao pôr do Sol, permitindo que os espectadores vejam o efeito único do anel. Os eclipses solares anulares diferem dos totais e parciais, enquanto os totais ocultam completamente o Sol, os parciais fazem com que o astro pareça avermelhado em formato de meia Lua. As diferenças nos fenômenos são causadas pela distância entre os corpos celestes e suas respectivas posições em órbita. A sombra mais escura, onde a luz solar é bloqueada, é conhecida como umbra. Prepare-se para uma experiência visual única no céu!

Notícias Recentes