Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Editais de cultura de Vila Velha são apresentados ao Iphan

A coordenadora de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura de Vila Velha (Semcult), Aline Lima Pereira, participou, nesta segunda-feira (26), da mesa-temática sobre Fomento ao Patrimônio Cultural, organizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Espírito Santo (Iphan-ES). O encontro foi realizado no Museu Capixaba do Negro (Mucane), em Vitória, e reuniu guardiãs e guardiões do Ofício das Baianas de Acarajé, além de representantes de órgãos culturais do estado e da União.

Editais e programas de incentivo

Durante sua participação, Aline apresentou os editais de fomento já realizados e em andamento no município, com destaque para o Programa de Coinvestimento da Cultura Fundo a Fundo. O programa contemplou iniciativas ligadas a circo, capoeira, congo, renda de bilro e culturas tradicionais de matriz africana, com apoio financeiro variando de R$ 4 mil a R$ 10 mil por projeto.

Ela também ressaltou os investimentos provenientes da Lei Paulo Gustavo (2023) e da Política Nacional Aldir Blanc (2024 e 2025-2026), que fortalecem ações de difusão, formação e promoção da identidade cultural por meio de expressões afro-brasileiras, indígenas, quilombolas e de povos tradicionais.

Participação institucional

Além da representante de Vila Velha, integraram a mesa a coordenadora do escritório do Ministério da Cultura no Espírito Santo, Nieve Matos da Silva, e o gestor de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura do Estado, Luiz Henrique Rodrigues.

Valorização das tradições

Para o secretário municipal de Cultura, Roberto Patrício Junior, o momento foi de reafirmação da importância do patrimônio imaterial. “O apoio ao patrimônio cultural imaterial significa reconhecer saberes ancestrais como fundamentais na formação da identidade de Vila Velha. Esse investimento garante que nossas comunidades transmitam seus conhecimentos e mantenham viva a memória social”, destacou.

A mesa-temática reforçou o compromisso das instituições em ampliar as oportunidades de fomento às tradições populares e dar visibilidade à riqueza cultural capixaba.

Notícias Recentes