Ensinar sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e estimular a adoção de hábitos sustentáveis desde a infância. Com esse foco, a UMEI Maria Elisa Vereza Coutinho, localizada em São Conrado, tem desenvolvido uma série de atividades abordando temáticas relacionadas à Educação Ambiental. Nesta semana, por exemplo, a programação da escola contará com uma caminhada ecológica para limpeza da praia e, ainda, uma colheita coletiva na horta pedagógica.
Nesta quinta (9), os estudantes vão participar da Festa da Colheita, quando irão conferir de perto o desenvolvimento dos itens cultivados na horta pedagógica escolar. Na oportunidade, eles serão os protagonistas da colheita de produtos como couve, alface, cebolinha, tomate, salsa e coentro, podendo inclusive levar os alimentos para casa. A atividade, além de despertar a consciência ambiental, contribui para o desenvolvimento de uma alimentação mais saudável.
Uma caminhada será realizada na próxima sexta (18), nos turnos matutino e vespertino, envolvendo em torno de 160 crianças. Na ação, os alunos percorrerão a orla da praia dos Recifes e irão colaborar com a limpeza do local, fazendo o recolhimento de lixos e embalagens descartados indevidamente na restinga.
Creche serve de ponto de coleta seletiva
Também no início deste mês, a UMEI Maria Elisa Coutinho se tornou um ponto de entrega voluntária (PEV), que atenderá a alunos, familiares e comunidade em geral para o descarte de itens destinados à coleta seletiva. No local, poderão ser depositados resíduos sólidos secos, como papel, papelão, plástico, metal, alumínio e outros, que serão posteriormente encaminhados para a reciclagem, a partir do recolhimento da Associação Vilavelhense de Coletores e Coletoras de Materiais Recicláveis (Revive).
Segundo a diretora da UMEI Maria Elisa Coutinho, Diana Márgara, as atividades são uma forma lúdica de trabalhar o cuidado e a preservação do meio ambiente com as crianças. “A caminhada ecológica na praia será um momento de diversão e, ao mesmo tempo, de aprendizagem. Ressaltamos a importância de proporcioná-las o acesso a informações para que também, junto às famílias, elas possam se tornar multiplicadoras de atitudes sustentáveis”, destacou.