
Um elefante-marinho surpreendeu banhistas e moradores ao aparecer na manhã deste domingo (2) na Praia de Urussuquara, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. O animal foi visto caminhando tranquilamente pela areia antes de retornar ao mar.
O produtor rural Dhyony de Oliveira, de 20 anos, contou que avistou o elefante-marinho por volta das 10h20, durante um passeio pela praia. “Ele estava rondando pela areia, parecia tranquilo. Pouco depois, voltou para o mar”, relatou.
Mais tarde, por volta das 14h20, Dhyony voltou a ver o animal em outro ponto da orla. “Ele reapareceu em um trecho diferente da praia, mas novamente ficou pouco tempo em terra”, contou o jovem.
De acordo com a médica-veterinária Samira Costa, do Instituto de Biologia e Meio Ambiente (IBJ), o animal não apresentava ferimentos nem sinais de encalhe. Ela explicou que a equipe já iniciou o monitoramento e que o próximo passo será isolar a área para evitar aproximação excessiva de curiosos e garantir o bem-estar do mamífero.
“Essas aparições não são raras, embora aconteçam com pouca frequência. O litoral capixaba está dentro da rota de passagem desses animais, que costumam parar para descansar em praias mais tranquilas”, explicou Samira.
O elefante-marinho pertence a uma espécie que pode atingir até 4 metros de comprimento e pesar mais de 2 toneladas. A orientação dos especialistas é que, ao avistar um animal marinho em situação semelhante, as pessoas mantenham distância, não tentem tocá-lo e acionem imediatamente os órgãos ambientais para que o monitoramento adequado seja realizado.
