Para os trabalhadores que atuam na Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN) da Secretaria de Assistência Social (Semas) sempre é tempo de de promover ações de incentivo à alimentação saudável.
Seguindo essa premissa, até o final deste mês a equipe fará um novo ciclo de ações de educação alimentar e nutricional nos serviços da Assistência Social voltados para crianças, adolescentes e pessoas idosas abordando diversas temáticas relativas ao Direito Humano a Alimentação adequada.
Nesta quinta-feira (19), as trabalhadoras da GSAN vão começar o dia junto à rede socioassistencial de Jucutuquara, para uma oficina de promoção ao aleitamento materno, realizada em conjunto com a área técnica de saúde da criança e do adolescente da Secretaria de Saúde. Esta temática também será levada à tarde, a partir das 14 horas, para a rede de São Pedro II.
Para conscientizar os idosos atendidos no Grupo de Convivência em Boa Vista, vinculado ao Centro de Convivência de Maria Ortiz, a equipe de segurança alimentar vai informar sobre os benefícios de uma alimentação balanceada no combate a doenças crônicas. O encontro será na sexta-feira (20), a partir das 14 horas.
Já para as famílias atendidas na unidade Básica de Saúde de Santo Antônio, o foco será alimentação e o impacto na saúde mental. Só neste ano, de janeiro a agosto, já foram realizadas 75 ações de educação alimentar e nutricional, alcançando mais de 1,1 mil pessoas desde crianças, adolescentes e pessoas idosas.
A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Roseane Fernandes, ressalta que a educação alimentar e nutricional (EAN) tem por finalidade promover a articulação entre as diferentes políticas públicas, com vistas a promoção de acesso, troca de informações e construção de autonomia para uma alimentação mais saudável.
Para a secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, promover ações educativas no âmbito da segurança alimentar é mais uma importante ferramenta no combate à fome e a insegurança alimentar. “Apostamos no poder das oficinas na sensibilização para adoção voluntária de hábitos alimentares saudáveis, no incentivo à valorização da alimentação como elemento fundamental para a vida”, comentou Cintya.
Conheça e acompanhe a programação de Educação Alimentar e Nutricional deste mês de outubro:
17/10/23 – das 9h às 14h
CENTRO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇA E ADOLESCENTE DO QUADRO
HORTA COMUNITÁRIA
19/10/23 – 9h
REDE JUCUTUQUARA
OFICINA DE ALEITAMENTO
19/10/23 -14h
REDE SÃO PEDRO II
OFICINA DE ALEITAMENTO
20/10/23 -14h
GRUPO DE CONVIVÊNCIA DA PESSOA IDOSA DE BOA VISTA
ALIMENTAÇÃO E DOENÇAS CRÔNICAS
24/10/23 -14h
UBS SANTO ANTÔNIO
ALIMENTAÇÃO E SAÚDE MENTAL
25/10/23 -9h
CRAS SÃO PEDRO II
PORQUE COMEMOS
26/10/23 -8h-16h
CENTRO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇA E ADOLESCENTE CARATOÍRA
DE ONDE VEM NOSSOS ALIMENTOS
30/10/23 – 8h às 16h
CENTRO SE CONVIVÊNCIA CONQUISTA – CIS CONQUISTA
ALIMENTAÇÃO E CULTURA
31/10/23 -14h
REDE SOCIOASSISTENCIAL DE ITARARÉ
AÇÃO COMUNITÁRIA NA PRAÇA ATRÁS DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇA E ADOLESCENTE ENGENHARIA