Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Escolas de Vitória conquistam prêmio no Programa Escolaí

Três Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Vitória foram premiadas no Programa Escolaí, uma ferramenta de apoio para escolas da rede pública desenvolverem o projeto de vida dos estudantes. Realizado pela Fundação Otacílio Coser, o programa, que tem formato de gincana interescolar, promove o protagonismo dos estudantes que são convidados a cumprir missões culturais colaborativas que os estimulam a refletir sobre temas atuais e relevantes para a vida e o futuro da geração.

Em 2024, 115 escolas dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo participaram do Prêmio. No Espírito Santo, seis das 19 escolas que concluíram o programa foram premiadas. São unidades municipais de Vitória, escolas estaduais e também do município de Guarapari. As escolas premiadas foram agrupadas em 3 grupos: Top 1, Top 2 e Top 3.

No Top 1, a premiada foi a Emef Marieta Escobar, do bairro Santa Martha. Já no Grupo Top 2, as premiadas foram a Emef Lenir Borlot, de São Pedro, e a Emef Adão Benezath, do bairro Antônio Honório.

A diretora da Emef Marieta Escobar, Ineida Santos, destacou o empenho de todos os envolvidos e como isso agrega para o desenvolvimento da comunidade escolar. “É o reconhecimento do trabalho e do esforço realizado pelos alunos em conjunto com os profissionais. A premiação agrega na motivação dos alunos que neste momento não participaram, em se envolverem no programa na próxima vez. É importante para valorizar todo o trabalho da comunidade escolar, que se dedica com muito engajamento, com muito esforço e carinho”, destacou.

Os critérios utilizados para classificação das escolas foram: mobilização nas missões, criatividade e inovação das missões, engajamento dos guardiões em todo o programa e visibilidade do programa na comunidade educativa.

As Emefs poderão escolher o prêmio de acordo com a classificação. Entre os prêmios estão Smart TV, Projetor, mesa de pebolim, kit de educação física, mesa de tênis de mesa, entre outros.

Programa Escolaí

Além de movimentar toda a escola, o programa aproxima as famílias e a comunidade educativa para fortalecer a ação dos professores na criação dos vínculos necessários para que os jovens completem a Educação Básica. Ao final do ano, as escolas com melhor desempenho na gincana são premiadas.