Nesta sexta-feira (13), véspera de carnaval, as escolas municipais de Vila Velha promovem uma programação especial para os alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino. As atividades incluem bailes à fantasia com marchinhas, desfiles, banho de mangueira, contação de histórias e diversas brincadeiras.
Ao longo da semana, algumas unidades também realizaram oficinas de confecção de máscaras, envolvendo os estudantes na preparação para a celebração. Na Umei Saturnino Rangel Mauro, em Vila Garrido, a expectativa das crianças de 4 e 5 anos é grande para o tradicional “banho da alegria”.
“Será um delicioso banho de mangueira que, além de aproveitar o dia de calor, favorece a socialização, a interação das crianças e de seus pares, a cooperação e o respeito às regras, já que se trata de uma vivência coletiva. Vamos curtir músicas durante o banho de alegria e, após o lanche, eles irão confeccionar máscaras de carnaval para levar para casa”, explica a diretora Gabriela Oliveira da Rocha.
Para a gerente de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Yolanda Pinto, as programações de carnaval nas escolas são oportunidades de valorizar o território, as manifestações culturais locais e as tradições familiares e comunitárias, promovendo reconhecimento, identidade e autoestima entre os estudantes.
“As programações culturais, como as atividades de carnaval, contribuem para a criação de um ambiente mais afetivo, seguro e humanizado, fortalecendo vínculos entre estudantes, professores e a comunidade escolar. Quando planejadas com intencionalidade pedagógica, cumprem um papel formativo importante e abrem espaço para o trabalho com diversidade, pertencimento, expressões artísticas, memória cultural e respeito às diferentes perspectivas que formam nossa sociedade. Além disso, este início de ano letivo é marcado pelo acolhimento e pela adaptação dos estudantes às rotinas escolares”, destaca Yolanda.



