Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Espetáculo “Ópera Brasiliense – A Diarista e o Soldado” chega a Vila Velha neste fim de semana com sessões gratuitas

Produção expande fronteiras e chega a Vila Velha em turnê nacional que promove democratização do acesso à ópera

Após circular por cidades como Pirenópolis (GO) e Niterói (RJ), o espetáculo “Ópera Brasiliense – A Diarista e o Soldado” desembarca em Vila Velha com duas apresentações gratuitas nos dias 28 e 29 de junho, no Cineteatro das Artes, localizado no Shopping da Terra, no Centro da cidade.

Serão disponibilizados 110 ingressos por dia, que já podem ser reservados gratuitamente pelo site Sympla, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível no dia do evento.

O espetáculo é uma adaptação da obra cômica La serva e l’ussero, do compositor italiano Luigi Ricci (1805–1859). A montagem brasiliense ganhou fôlego nacional por meio de um projeto de circulação apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF), que viabilizou a apresentação em outros estados do país.

A idealizadora do projeto, Janette Dornellas, destaca a importância de expandir o alcance da produção, afirmando que, graças ao apoio do FAC/DF, “podemos levar a qualidade e o talento das produções brasiliense para além do Distrito Federal, apresentando a ópera a novos públicos em outros estados do país”.
Com uma hora de duração, o elenco do espetáculo é composto pelas sopranos Sophia Dornellas e Janette Dornellas, o baixo Hugo Lemos, o tenor Roger Vieira e o barítono Hermógenes Correia, sob direção cênica de Denis Camargo e regência do maestro Edvan Moraes.

O diretor artístico Denis Camargo está empolgado com a oportunidade de poder levar a ópera para fora do circuito do DF. “Fico muito feliz que ‘A Diarista e o Soldado’ esteja voltando à cena, uma ópera leve, divertida e muito bem executada. É uma grande oportunidade para nossos artistas testarem seus recursos cômicos e conquistarem novos públicos. Levar espetáculos a lugares onde não somos conhecidos é sempre uma emoção especial. Que essa produção continue voando alto e encantando diversos espectadores com a qualidade técnica de nossos cantores”, afirma Denis.
A produção leva ao palco uma comédia leve e divertida, com elementos da clássica commedia dell’arte, diálogos em português, e uma proposta acessível e envolvente. A história gira em torno de disfarces, mal-entendidos e reviravoltas, com personagens carismáticos e situações hilárias.

O elenco reúne nomes como Sophia Dornellas, Janette Dornellas, Hugo Lemos, Roger Vieira e Hermógenes Correia, sob direção cênica de Denis Camargo e regência do maestro Edvan Moraes. Segundo Camargo, a montagem é uma oportunidade de levar a ópera a novos públicos: “Levar espetáculos a lugares onde não somos conhecidos é sempre uma emoção especial. Que essa produção continue encantando com a qualidade técnica de nossos cantores”, afirma o diretor.

A apresentação contará com projeção de legendas em português e acessibilidade em sessão voltada para estudantes, incluindo tradução em libras e audiodescrição.

 

SERVIÇO
Espetáculo: Ópera Brasiliense – A Diarista e o Soldado
Quando:
– 28 de junho de 2025 (sábado), às 19h
– 29 de junho de 2025 (domingo), às 11h
Onde: Cineteatro das Artes – Shopping da Terra
Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, 1690 – Centro, Vila Velha (ES)
Entrada: Gratuita mediante doação de 1 kg de alimento
Ingressos: Disponíveis em www.sympla.com.br
Classificação indicativa: Livre
Duração: Aproximadamente 1 hora
Acessibilidade: Sessão com libras e audiodescrição para estudantes
Assessoria de Imprensa: Elo Comunicação

Notícias Recentes