Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Espírito Santo tem a segunda maior cobertura vacinal contra a gripe do Brasil em 2025

Com 49,89% de cobertura, estado fica atrás apenas do Piauí

Divulgação: Governo ES

O Espírito Santo ocupa a segunda posição no ranking nacional de cobertura vacinal contra a gripe em 2025, com 49,89% de imunização registrada entre os grupos prioritários. Os dados são da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e foram atualizados até a última sexta-feira (4).

Apesar do avanço, o estado ainda não atingiu a meta de 90% preconizada pelo Ministério da Saúde. O Espírito Santo está atrás apenas do Piauí, que lidera o ranking com 53,17% de cobertura. A média nacional está em 43,65%.

A cobertura refere-se à vacinação de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais — grupos definidos como prioritários na Estratégia de Vacinação contra Influenza 2025.

— O Espírito Santo recuperou posições no ranking nacional. Isso é resultado do esforço dos profissionais de saúde e da adesão da população. Ainda não alcançamos a meta, mas seguiremos trabalhando para ampliá-la — afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

Ações para ampliar a cobertura

Para alcançar uma cobertura vacinal de excelência, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Programa Estadual de Imunizações (PEI), tem orientado os municípios sobre ações estratégicas, como:

  • Vacinação em escolas

  • Ações extramuros, como nos terminais da Grande Vitória

  • Ampliação da oferta da vacina à população geral

Além disso, desde abril, o PEI tem coordenado o envio de mensagens de texto (SMS) para os pais e responsáveis de crianças ainda não vacinadas, como forma de reforçar a importância da imunização. Mais de 600 mil mensagens foram enviadas entre abril e junho, e o envio segue durante o mês de julho.

Em 2024, o Espírito Santo havia alcançado a maior cobertura vacinal do país, com 69,06%, superando os 26 estados e o Distrito Federal. Em 2025, mesmo com a queda percentual, o estado se mantém entre os líderes nacionais na vacinação contra a gripe.

Notícias Recentes