Mostrando que inclusão é uma das prioridades do serviço público estadual, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES), está realizando testes para a construção de uma rampa para acesso de cadeirantes na estação Porto de Santana, em Cariacica.
A construção das rampas, que acontece em cerca de uma semana, se dará um ano após a inauguração das três estações do Aquaviário na Grande Vitória. A rampa de acesso terá uma parte da estrutura fixa e outra a outra parte móvel, que se encaixará nas embarcações.
De acordo com o diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes, os testes da instalação definitiva das rampas são importantes para a realização de manutenções na largura e inclinação, uma vez já que as embarcações possuem padrões de tamanhos diferentes.
Ainda de acordo com Marcelo, antes de ser liberada para acesso dos cadeirantes, as rampas passarão por ajustes finais. Aquaviários da Prainha, em Vila Velha, e da Praça do Papa, em Vitória, também passarão pelo mesmo processo, porém, ainda não tem uma data definida. A previsão é que os testes e a instalação definitiva sejam realizados no prazo máximo de 30 dias.