Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Estudo revela que Festa da Penha teve maior engajamento por postagem em 2025

Instagram concentrou 43,9% de todas as publicações

Foto: Zanete Dadalto / Procissão Fotográfica – Faesa

Um estudo inédito divulgado pela Secretaria de Turismo do Espírito Santo (Setur), em parceria com a Ufes, revelou que a Festa da Penha 2025, apesar de ter um volume menor de publicações monitoradas nas redes sociais, gerou um engajamento maior por postagem em comparação com o ano anterior. A pesquisa analisou milhões de interações e traçou um panorama da repercussão digital do terceiro maior evento religioso do Brasil, mostrando a força da devoção capixaba no ambiente online.

De acordo com os dados, em 2025 foram analisadas 2.382 postagens, que geraram quase 3 milhões de interações (uma média de 1.185 por post). Em 2024, o número de posts foi maior (5.020), mas a média de interações foi ligeiramente menor (1.172 por post). A pesquisa esclarece que a redução no número de publicações coletadas não se deve a uma queda no interesse, mas a uma mudança técnica nas plataformas da Meta (Instagram e Facebook), que agora restringem a coleta a perfis de maior influência.

A análise de conteúdo, coordenada pelo Labic/Ufes, mostrou que os temas predominantes nas conversas foram “devoção”, “fé”, “romarias” e a “valorização do patrimônio histórico”. Segundo o professor Fábio Malini, o estudo traduz milhões de interações em “conhecimento estratégico para o turismo capixaba”. O Instagram se manteve como a principal plataforma do evento, concentrando 43,9% de todas as publicações.

Notícias Recentes