
A Secretaria das Mulheres da Prefeitura de Vila Velha participa nesta quinta-feira (6) do 1º Encontro Tecendo Cuidados, que será realizado a partir das 9 horas, na Fundação Carmem Lúcia, localizada na Barra do Jucu. O evento tem como objetivo construir uma rede de apoio entre mulheres da Região 5 do município, promovendo fortalecimento coletivo, troca de saberes e cuidado mútuo.
Durante o encontro, a Secretaria das Mulheres disponibilizará atendimentos do Centro de Referência no Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência (Cramvive) e fará o cadastro no programa Conecta Mulher, ampliando o acesso a políticas públicas voltadas à autonomia feminina.
O Cramvive realiza atendimentos especializados e contínuos, voltados à autonomia, acolhimento e fortalecimento das mulheres em situação de violência. O serviço funciona sem necessidade de encaminhamento prévio, com escuta ativa, apoio psicossocial, orientações sobre direitos e encaminhamentos jurídicos à Defensoria Pública, garantindo atendimento gratuito. A equipe também orienta sobre o acesso a vagas de emprego oferecidas pelo Sine Vila Velha, contribuindo para a reconstrução da independência e dignidade das mulheres atendidas.
O Cramvive está localizado na Rua Coronel Sodré, nº 497, Centro de Vila Velha, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O contato pode ser feito pelo telefone (27) 99282-9932. Há ainda um plantão telefônico disponível das 17h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 12h às 17h aos sábados e feriados, pelo número (27) 98823-5769.
Conecta Mulher
O programa Conecta Mulher foi criado para conectar mulheres a oportunidades de trabalho, capacitação e empreendedorismo, em parceria com o Sine Vila Velha, instituições educacionais e empresas locais. A iniciativa busca estimular o protagonismo feminino e ampliar as redes de apoio e inclusão social.
O cadastro no programa pode ser feito diretamente no site da Prefeitura, na página do Conecta Mulher, pelo link: https://conectamulher.vilavelha.es.gov.br/.
O 1º Encontro Tecendo Cuidados é uma realização conjunta da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Defensoria Pública do Espírito Santo (Defensoria Delas), Fundação Carmem Lúcia, Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Vila Velha e coletivos femininos da Região 5, em uma ação integrada voltada ao acolhimento, fortalecimento e empoderamento das mulheres capixabas.
