Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Ex-fuzileiro procurado por assaltos a bancos no ES é preso vivendo em luxo no Acre

Um dos criminosos mais procurados do Espírito Santo, o ex-fuzileiro naval Erasmo Sérgio Alves, conhecido pelo apelido de “Frankenstein”, foi preso nesta quarta-feira (9) em Rio Branco, no Acre, após sete anos foragido da Justiça. A ação foi coordenada pela Polícia Civil acreana, após troca de informações com a polícia capixaba.

Condenado a mais de 60 anos de prisão por envolvimento em crimes como roubo a agências bancárias, homicídios, sequestros e tráfico de drogas, Erasmo foi localizado em uma casa de alto padrão no bairro Estação Experimental. Ele vivia sob o nome falso de Gustavo Sérgio Alves, apresentando-se como empresário e mantendo um estilo de vida considerado incompatível com a condição de foragido.

De acordo com o delegado titular da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Saulo Macedo, o criminoso já possuía dois mandados de prisão em aberto. “Ele mantinha uma rotina discreta, mas a partir das informações repassadas pelo Espírito Santo, conseguimos identificá-lo. Erasmo vivia com padrão aquisitivo elevado e atuava no ramo de automóveis na capital acreana”, explicou.

Ligação com o tráfico interestadual

As investigações apontam que, após deixar a Marinha, Erasmo passou a treinar comparsas ligados ao tráfico de drogas, tornando-se uma peça estratégica no esquema interestadual de narcotráfico. “Mesmo escondido no Acre, ele seguia atuando no tráfico, inclusive transportando drogas para o Espírito Santo”, acrescentou Macedo.

Prisão com apoio aéreo

A operação que resultou na captura de Erasmo contou com a participação de um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core). A movimentação foi monitorada do alto e, embora o criminoso tenha tentado fugir, foi rapidamente contido.

“A operação foi um sucesso e retirou de circulação um indivíduo considerado de alta periculosidade. Tudo foi executado com planejamento, o que evitou maiores confrontos”, disse o delegado Pedro Paulo Buzolin, da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic).

Documentação falsa e indícios de lavagem de dinheiro

Durante as buscas na residência, a polícia apreendeu documentos falsos, carteiras de vacinação, cartões bancários e documentos de identificação, todos utilizados pelo foragido para manter sua nova identidade. Havia também indícios de movimentações financeiras suspeitas.

“Encontramos diversas contas bancárias e cartões de crédito. A investigação vai continuar para apurar se há envolvimento em outros crimes, inclusive lavagem de dinheiro”, destacou Buzolin.

A prisão de Erasmo Sérgio Alves representa mais um passo nas ações de integração entre as polícias civis dos estados, no combate ao crime organizado e à impunidade.

Notícias Recentes