O ex-secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, encontra-se internado na UTI de um hospital em Brasília após ser diagnosticado com pancreatite aguda e tromboembolismo pulmonar (TEP) no último domingo (19). O médico passou por um procedimento cirúrgico e apresenta quadro de saúde estável, com previsão de alta ainda esta semana.
Segundo Nésio, os problemas de saúde surgiram após ele tratar complicações de uma infecção óssea na mastoide e pansinusite. Ele havia recebido alta no sábado (18), após 10 dias de internação e uma cirurgia para tratar essas condições. Contudo, no dia seguinte, voltou ao hospital apresentando dores abdominais e sintomas respiratórios.
Os diagnósticos foram confirmados por meio de uma tomografia computadorizada de abdômen com contraste, que evidenciou trombos nos vasos pulmonares. Exames laboratoriais também indicaram elevação de enzimas pancreáticas e marcadores inflamatórios.
Nésio destacou que está recebendo o suporte necessário e sendo acompanhado por uma equipe qualificada. “As medidas terapêuticas já foram implementadas. Acredito que até amanhã ou depois já terei alta”, afirmou.
Trajetória profissional
Nésio Fernandes atuou como secretário de Saúde do Espírito Santo durante a segunda gestão de Renato Casagrande (PSB), entre 2019 e 2022, liderando a pasta durante a pandemia de covid-19. Posteriormente, foi nomeado secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cargo que ocupou até fevereiro de 2024.