A Polícia Civil do Espírito Santo cumpriu, nesta terça-feira (29), um mandado de busca e apreensão na residência de uma mulher de 26 anos, localizada em Jardim da Penha, em Vitória. A ação foi realizada com base em uma solicitação do FBI, a agência federal de investigação dos Estados Unidos, após uma ameaça de bomba feita pela suspeita nas redes sociais contra uma empresa norte-americana.
Segundo o delegado Brenno Andrade, titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), o caso chegou ao conhecimento da corporação em março, por meio de um relatório técnico enviado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, após solicitação do FBI. A investigação apontou que a mulher teria publicado a ameaça em um aplicativo vinculado à empresa norte-americana.
A operação foi deflagrada após apuração dos fatos pela DRCC, com apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas do MJSP. A mulher foi localizada em casa e alegou que a postagem teria sido apenas uma brincadeira. Ela também afirmou ter feito uma nova publicação na internet explicando o episódio e pedindo desculpas.
Durante o cumprimento do mandado, a equipe policial apreendeu dispositivos eletrônicos que serão periciados para verificar a veracidade da versão apresentada pela suspeita e se há outros elementos que indiquem a real intenção por trás das mensagens publicadas.
A identidade da mulher não foi divulgada, e a Polícia Civil não forneceu detalhes sobre o possível vínculo dela com a empresa mencionada na ameaça. A investigação segue em andamento e os materiais apreendidos estão sob análise.