A Secretaria de Turismo do ES (Setur), planeja implementar um projeto que pode transformar trechos desativados da Ferrovia Leopoldina em uma área voltado para o turismo e lazer.
O projeto foi discutido em uma reunião realizada na última sexta-feira (23), com o governo do Estado e o encontro contou com a presença de Philipe Lemos, secretário de Estado de Turismo; Leonardo Tedesco, secretário de Cultura e Turismo de Viana; além do representante da VLI, Fernando Kunsch, empresa responsável pela administração da ferrovia.
A iniciativa consiste na devolução antecipada da concessão da Ferrovia e tem como objetivo beneficiar diretamente as cidades de Viana, Cariacica, Vila Velha, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Domingos Martins, Vargem Alta, Atílio Vivácqua, Cachoeiro do Itapemirim, Muqui e Mimoso do Sul.
Entre as principais propostas, destacam-se a construção de ciclovias e trilhas para caminhadas ao longo da ferrovia; a conversão de vagões em bistrôs temáticos para promover e valorizar a culinária local; a transformação de estações em museus e centros culturais; e por fim, a instalação de mirantes e parques lineares.
A Estrada de Ferro Leopoldina tem uma rica história que remete a 1856, quando teve início em Minas Gerais, expandindo-se posteriormente para o Espírito Santo e o Rio de Janeiro. Durante décadas, a ferrovia desempenhou um papel crucial no desenvolvimento econômico e social das regiões que atravessava.