Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Filhote de cachorro-do-mato é resgatada às margens da BR-101 na Serra

Segundo veterinário, o animal não apresenta faturas ou lesões. Foto: Ecovias 101

Uma filhote de cachorro-do-mato foi resgatada no último dia 20 às margens do km 277 da BR-101, no município da Serra, Espírito Santo. O animal, uma fêmea com menos de um ano de idade, foi apelidado de Guaraná pelos veterinários que acompanharam seu atendimento.

O resgate foi feito após moradores da região avistarem o animal e acionarem a Ecovias 101, concessionária responsável pela rodovia. Guaraná foi levada com segurança até uma clínica veterinária, acondicionada em uma caixa de transporte.

Na unidade, ela passou por avaliação física, exames laboratoriais e radiografia, uma vez que havia suspeita de atropelamento. No entanto, os exames descartaram qualquer fratura ou lesão grave.

“Constatamos que ela não tem fraturas, lesões internas ou ferimentos externos. A hipótese mais provável é que tenha se chocado levemente contra um veículo, sem ter sido atropelada. Ela pode ter se perdido da mãe durante uma fuga”, explicou o veterinário Renzo Soares, responsável pelo atendimento.

Sem necessidade de internação ou cuidados prolongados, Guaraná foi encaminhada para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, onde passará por um processo de readaptação antes de retornar ao seu habitat natural.

Segundo Grazielli Melo Pena, analista de Sustentabilidade da Ecovias 101, é comum que animais silvestres circulem próximos às rodovias, especialmente à noite. “Essa é uma espécie comum em nosso Estado e possui hábitos noturnos. Por isso, é importante lembrar que os motoristas devem redobrar a atenção no período da noite”, alertou.

A concessionária orienta que, ao avistarem animais feridos ou perdidos nas margens da BR-101, pedestres e motoristas entrem em contato pelo telefone 0800 7701 101 para acionamento da equipe de resgate.

Notícias Recentes