
Divulgação: Semsu
O Espírito Santo deve enfrentar um fim de semana de tempo instável, com previsão de chuvas intensas e queda nas temperaturas, conforme alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A instabilidade no clima coincide com o período de celebração do Dia dos Pais, que acontece neste domingo (10), e atinge todas as regiões do estado.
Nesta sexta-feira (8), o Inmet divulgou dois alertas para o território capixaba. O primeiro é de chuva intensa, com validade até o meio-dia de sábado (9), abrangendo 35 municípios das regiões Sul e Serrana do Estado. Segundo o órgão, são esperadas precipitações com volume de até 30 mm por hora ou 50 mm por dia, além de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h.
Já o segundo alerta, com nível de perigo potencial, se estende até as 23h59 de sábado (9) e inclui ainda mais cidades capixabas. As condições permanecem semelhantes: chuvas fortes e ventos moderados a fortes, o que pode gerar acúmulo de água nas ruas, alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de terra em áreas mais vulneráveis.
Além da chuva, o tempo também deve esfriar. A previsão indica uma queda nas temperaturas ao longo do fim de semana, especialmente no sábado e no domingo, o que deve ser sentido com maior intensidade nas regiões serranas.
Orientações de segurança
Diante do cenário de instabilidade, o Inmet recomenda que a população evite áreas de risco, como encostas e margens de rios. Em caso de emergência, os cidadãos devem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Cidades em alerta de chuva intensa
Confira a lista de municípios sob o primeiro alerta do Inmet:
Afonso Cláudio
Alegre
Alfredo Chaves
Anchieta
Apiacá
Atílio Vivacqua
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Castelo
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itapemirim
Iúna
Jerônimo Monteiro
Marataízes
Marechal Floriano
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
São José do Calçado
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
A população dessas localidades deve redobrar a atenção durante o fim de semana e acompanhar as atualizações dos órgãos oficiais de meteorologia e defesa civil.