Uma operação de fiscalização realizada nesta sexta-feira (18) pela Prefeitura de Vila Velha resultou na notificação de 23 embarcações e na apreensão de outras duas, em três trechos do litoral do município: as praias da Costa, do Ribeiro e de Itapuã. A ação teve como foco embarcações abandonadas ou em situação irregular que comprometem a segurança, o meio ambiente e o ordenamento da orla.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, em parceria com a Coordenação de Posturas da Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho estabelece um prazo de 20 dias para que os responsáveis pelas embarcações notificadas regularizem a situação. Caso contrário, as embarcações poderão ser removidas compulsoriamente, com aplicação de multas e responsabilização legal.
Na Praia da Costa, foram notificados nove barcos. Na Praia do Ribeiro, quatro embarcações foram notificadas e duas acabaram apreendidas pela Coordenação de Postura. Já em Itapuã, mais dez barcos receberam notificações.
De acordo com o subsecretário municipal de Agricultura e Pesca, Fábio Barcellos, as embarcações em desacordo com as normas apresentavam riscos à saúde e à segurança dos frequentadores da orla.
“Muitas dessas embarcações estavam em condições precárias, representando risco sanitário e à integridade da população, além de prejudicarem o ordenamento da orla Canela-Verde. Essa fiscalização busca garantir um espaço público mais seguro, limpo e organizado para todos”, afirmou.
Segundo ele, se os responsáveis não regularizarem os veículos náuticos dentro do prazo estabelecido, as embarcações serão encaminhadas para o depósito da Gerência de Posturas do município.