Uma grande operação integrada foi deflagrada pelas forças de segurança do Espírito Santo na manhã desta segunda-feira (21), com o objetivo de reprimir a atuação de facções criminosas na região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha. A ação ocorre após uma sequência de ataques violentos que deixaram ao menos 15 mortos e dez pessoas baleadas nas últimas semanas.
Batizada de Terra Segura, a operação mobilizou 160 agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de Vila Velha, além de contar com o apoio aéreo do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer). Ao todo, 19 mandados de prisão foram expedidos, e 34 suspeitos são alvos das investigações, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
De acordo com o subsecretário de Inteligência da Sesp, Romualdo Gianordoli, a ofensiva busca não apenas o cumprimento dos mandados, mas também reforçar a presença das forças policiais na região. “O mais importante é criar um ambiente desfavorável à atividade criminosa e garantir segurança para a população”, afirmou.
Resultados da operação
Ao fim da ação, a Sesp confirmou a prisão de seis pessoas — duas por mandados judiciais e outras quatro em flagrante com drogas. Além dos detidos, foram apreendidos entorpecentes, dinheiro em espécie e celulares, que foram encaminhados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Vitória.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, destacou o esforço conjunto das instituições. “O governador Renato Casagrande nos solicitou uma resposta firme, e desde a semana passada intensificamos o patrulhamento. Agora, com a operação de inteligência, avançamos no combate à criminalidade com ações concretas”, afirmou.
Prisões no sábado
No sábado (19), a Guarda Municipal de Vila Velha deteve cinco pessoas em uma kitnet em Ponta da Fruta, também por envolvimento com o tráfico de drogas. Dois dos detidos, de 19 e 21 anos, são suspeitos de participação direta nos confrontos armados em Terra Vermelha. Ambos já possuem antecedentes criminais, e um deles havia sido preso em setembro do ano passado por envolvimento em homicídios.
Durante a abordagem, foram apreendidas armas de fogo, entorpecentes, dinheiro, celulares e duas motocicletas. O material e os detidos foram encaminhados à Delegacia Regional de Vila Velha. Outros dois adolescentes, de 14 e 15 anos, também estavam no local e foram apreendidos.
As investigações continuam, e novas ações não estão descartadas, conforme informaram as autoridades.