Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Forças de segurança realizam operação em Terra Vermelha, em Vila Velha

Uma grande operação integrada foi deflagrada pelas forças de segurança do Espírito Santo na manhã desta segunda-feira (21), com o objetivo de reprimir a atuação de facções criminosas na região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha. A ação ocorre após uma sequência de ataques violentos que deixaram ao menos 15 mortos e dez pessoas baleadas nas últimas semanas.

Batizada de Terra Segura, a operação mobilizou 160 agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de Vila Velha, além de contar com o apoio aéreo do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer). Ao todo, 19 mandados de prisão foram expedidos, e 34 suspeitos são alvos das investigações, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

De acordo com o subsecretário de Inteligência da Sesp, Romualdo Gianordoli, a ofensiva busca não apenas o cumprimento dos mandados, mas também reforçar a presença das forças policiais na região. “O mais importante é criar um ambiente desfavorável à atividade criminosa e garantir segurança para a população”, afirmou.

Resultados da operação

Ao fim da ação, a Sesp confirmou a prisão de seis pessoas — duas por mandados judiciais e outras quatro em flagrante com drogas. Além dos detidos, foram apreendidos entorpecentes, dinheiro em espécie e celulares, que foram encaminhados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Vitória.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, destacou o esforço conjunto das instituições. “O governador Renato Casagrande nos solicitou uma resposta firme, e desde a semana passada intensificamos o patrulhamento. Agora, com a operação de inteligência, avançamos no combate à criminalidade com ações concretas”, afirmou.

Prisões no sábado

No sábado (19), a Guarda Municipal de Vila Velha deteve cinco pessoas em uma kitnet em Ponta da Fruta, também por envolvimento com o tráfico de drogas. Dois dos detidos, de 19 e 21 anos, são suspeitos de participação direta nos confrontos armados em Terra Vermelha. Ambos já possuem antecedentes criminais, e um deles havia sido preso em setembro do ano passado por envolvimento em homicídios.

Durante a abordagem, foram apreendidas armas de fogo, entorpecentes, dinheiro, celulares e duas motocicletas. O material e os detidos foram encaminhados à Delegacia Regional de Vila Velha. Outros dois adolescentes, de 14 e 15 anos, também estavam no local e foram apreendidos.

As investigações continuam, e novas ações não estão descartadas, conforme informaram as autoridades.

Notícias Recentes