A Frente Parlamentar criada para buscar soluções para o pó preto realizou sua primeira reunião nesta terça-feira (28/11) sob a presidênciaa do vereador Leonardo Monjardim (Patriota) e com a presença dos vereadores André Brandino (PSC), Chico Hosken (Podemos), além da participação do vereador André Moreira (PSOL).
“A iniciativa de criação da Frente parlamentar se deve à demanda dos cidadãos, principalmente da Ilha do Boi, Ilha do Frade, Jardim Camburi e Mata da Praia”, afirmou o vereador Leonardo Monjardim. “Todos os vereadores concordaram que o problema de poluição de partícula (pó preto) causa muitos problemas para a saúde dos cidadãos”.
O vereador André Brandino concordou. “Não é de hoje há queixas da população, principalmente na região litorânea. Sabemos que ela vem de uma empresa que paga impostos, que gera vagas de trabalho, mas precisamos priorizar a saúde dos cidadãos de Vitória”, disse ele.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente da CMV, vereador Chico Hosken, lembrou que é importante dialogar com a empresa. A questão ambiental deve ser tratada com prioridade, pois afeta a água, o ar, e prejudica a saúde humana. “Devemos lutar por isso pois nós sabemos que há verba e maneiras de solucionar o problema”, disse ele.
A reunião contou ainda com a presença do vereador André Moreira, que é filho de ferroviário, disse que entende a importância da empresa. “Mas hoje ela é privada, gera lucro privado, e não pode socializar conosco o prejuízo que ela gera, como no caso do pó preto. As soluções apresentadas, como wind fence, não resolvem e a poluição de partícula quintuplicou desde agosto do ano passado. O que a população quer é um enclausuramento dos pátios de minério, mas a empresa alega que isso não seria economicamente viável”, ressaltou.
Encerrando a reunião, Leonardo Monjardim informou que a próxima reunião da Frente Parlamentar ocorrerá no início de dezembro, para ampliar o debate com a presença de representantes de todos os envolvidos para a solução do problema e da sociedade civil. Assista a reunião na íntegra aqui.