Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Furacão Milton deve atingir costa da Flórida nesta quarta-feira (09)

Foto: NOAA VIA REUTERS

As autoridades dos Estados Unidos estão alertando sobre os possíveis efeitos letais do furacão Milton, que se aproxima da costa da Flórida. Milton é uma das tempestades mais poderosas a surgir no Atlântico Norte nos últimos anos e aparece apenas duas semanas após o furacão Helene ter causado danos significativos no país.

A previsão indica que a tempestade deve atingir a costa da Flórida nesta quarta-feira (09). O Centro Nacional de Furacões (NHC) projeta que Milton chegue à costa da Flórida como um “furacão extremamente perigoso” na noite desta quarta, conforme o horário local. Com apenas 12 horas restantes sobre a água, ele provavelmente ainda chegará à terra com força de categoria 3 ou 4.

Os meteorologistas alertam sobre chuvas intensas, inundações repentinas, ventos fortes e possíveis marés de tempestade, que ocorrem quando a água do mar se desloca para a terra.

De acordo com eles, Milton pode ser a pior tempestade a atingir a região em cerca de um século, com ondas de 3 a 4,5 metros e até 38 cm de chuvas em áreas específicas.

Onde está o furacão Milton?

Milton se tornou um furacão de categoria 1 no domingo (06) e tem se movido continuamente para o leste, pelo Golfo do México, após passar pela península de Yucatán, no México.

O meteorologista da BBC, Chris Fawkes, relatou que a tempestade se intensificou rapidamente em 24 horas, atingindo rajadas de vento sustentadas de 321 km/h.

Milton foi classificado como um furacão de categoria 5 — a mais alta —, embora sua força tenha variado.

Foto: Centro Nacional de Furações