A primeira reunião de 2024 do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Serra aconteceu nesta quarta-feira (10) e foi um espaço para debater os resultados do ano de 2023 e as estratégias das forças de segurança para o Carnaval.
O encontro é organizado pela Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes) e conta com a presença de diversos agentes do setor judiciário e as forças policiais, com objetivo de integrar todas as esferas da segurança pública.
Dando continuidade ao projeto Verão + Seguro, a Sedes se prepara para um monitoramento ainda maior durante a folia: a pasta está em processo para adquirir três drones que vão auxiliar os agentes de segurança pública durante o período festivo.
As ações integradas entre as forças policiais de segurança e de trânsito também marcarão o Carnaval. Além disso, os blocos deverão seguir as regras de horários que serão firmados pela Prefeitura da Serra e a fiscalização deverá ser intensificada para garantir a diversão de todos.
Dados
A reunião concretizou os dados da segurança pública do ano de 2023. Houveram reduções significantes e positivas nas taxas de homicídio (-13,3%), crime de tóxicos (-2,86%), furto e roubo de veículos (-12,1%), e vítimas fatais em acidentes de trânsito (-18,75%). Os crimes contra o patrimônio, em uma esfera geral, tiveram queda de 5,52%.
As tipologias dos crimes de patrimônio que apresentaram queda foram estelionato/fraude (-7%), roubo a pessoa em via público (-11,1%), furto em estabelecimento comercial (-4,3%), furto em residência/condomínio (-20,5), crimes informáticos (-23,3%) e roubo em estabelecimento comercial (-9,8%).