O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinou, na noite desta quarta-feira (29), a ordem de serviço para as obras do Contorno de São Domingos, que vai conectar Serra Sede, Residencial Centro da Serra e a BR-101, contornando o bairro São Domingos. A obra terá investimento de R$ 85 milhões, por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura da Serra.
Obra vai melhorar mobilidade e segurança viária
A construção do Contorno de São Domingos tem como principal objetivo reduzir congestionamentos, melhorar a fluidez do tráfego e garantir mais segurança para motoristas, pedestres e ciclistas. O projeto prevê:
- Duplicação de 1,6 km da Avenida Audifax Barcelos (entre a Rua Acácia Francesa e 260 metros após a Rua Cerejeira);
- Implantação de dispositivos de drenagem para escoamento das águas pluviais;
- Nova sinalização horizontal e vertical;
- Construção de passeios públicos acessíveis;
- Criação de uma ciclovia com 6,9 km de extensão.
O prazo para conclusão da obra é de 720 dias.
Desenvolvimento e impacto regional
O governador Renato Casagrande destacou que o projeto é um exemplo de parceria entre o Estado e o município, beneficiando toda a região.
“Esse investimento em mobilidade vai valorizar toda essa região, ligando a Serra Sede ao litoral até Jacaraípe. A cidade hoje é a locomotiva do desenvolvimento do Espírito Santo. Obras deste porte só são possíveis com um Estado organizado, com gestão fiscal equilibrada e capacidade de investimento em todos os 78 municípios”, afirmou.
O vice-governador Ricardo Ferraço, que também é secretário de Estado de Desenvolvimento, ressaltou que a obra se soma a outros projetos importantes na Serra, como a nova Rodovia ES-115 (Contorno de Jacaraípe) e a futura ligação até Nova Almeida e Aracruz.
O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcos Soares, reforçou que a duplicação da pista impulsionará o desenvolvimento econômico e social da região, promovendo melhorias duradouras para a população.
Autoridades presentes
A cerimônia contou com a presença do prefeito da Serra, Weverson Meireles, do ex-prefeito Sérgio Vidigal, dos deputados estaduais Denninho Silva, Fábio Duarte e Alexandre Xambinho, além dos secretários de Estado Júnior Abreu (Casa Civil), Maria Emanuela Alves Pedrosa (Governo) e Bruno Lamas (Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional).