O Governo do Espírito Santo abriu nesta terça-feira (1º) as inscrições para 3.500 vagas do programa CNH Social, que oferece de forma gratuita a obtenção da carteira nacional de habilitação. As oportunidades contemplam desde a primeira habilitação para carro ou moto até a mudança de categoria para condução de veículos como ônibus e caminhão.
As vagas fazem parte da primeira fase do programa em 2025. Ao todo, serão disponibilizadas 7 mil CNHs gratuitas ao longo do ano em duas etapas. As inscrições desta fase podem ser feitas até o dia 21 de abril, a partir das 12h, por meio do site oficial do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES).
O objetivo da iniciativa é promover a formação e qualificação de condutores, ampliando o acesso ao mercado de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Quem pode participar
Para concorrer a uma das vagas, o interessado deve ter cadastro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). No momento da inscrição, é necessário escolher entre as seguintes opções:
Primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro);
Adição de categoria A ou B, para quem já é habilitado;
Mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
Divulgação dos resultados
A lista com os nomes dos selecionados será divulgada no dia 6 de maio, a partir das 12h, também no site do Detran|ES.
Desde 2019, o programa já beneficiou mais de 44 mil pessoas com a gratuidade na emissão da carteira de motorista em todo o estado.
Cronograma da primeira fase – CNH Social 2025
Período de inscrições: 1º a 21 de abril
Corte do CadÚnico: 1º de março
Divulgação dos selecionados: 6 de maio
Período de matrícula dos selecionados: 6 a 20 de maio
Divulgação da lista de suplentes: 7 de julho
Matrícula dos suplentes: 7 a 19 de julho
Mais informações e o acesso ao formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial do Detran/ES.