O governador Renato Casagrande lançou, nesta sexta-feira (24), a oferta de teleconsultas em 12 especialidades médicas no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica. A medida integra o plano de expansão da Atenção Especializada no Sistema Único de Saúde (SUS) e contará com 265.623 atendimentos em 2025.
O investimento, de R$ 14,46 milhões, faz parte do pacote anunciado em dezembro, que prevê 1,25 milhão de consultas e 670 mil exames especializados em todo o Estado ao longo do ano.
Especialidades contempladas
- Angiologia Adulto
- Cardiologia (Adulto e Pediatria)
- Dermatologia Adulto
- Gastroenterologia Adulto
- Neurologia Adulto
- Ortopedia (Adulto e Pediatria)
- Otorrinolaringologia (Adulto e Pediatria)
- Psiquiatria Adulto
- Urologia Adulto
As consultas, realizadas em salas equipadas no CRE Metropolitano, atenderão os 23 municípios da Regional Metropolitana de Saúde, incluindo Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.
Tecnologia para ampliar acesso e reduzir filas
Segundo Casagrande, o objetivo é reduzir o tempo de espera e minimizar deslocamentos dos pacientes. “Estamos aproximando as pessoas dos serviços de saúde. Usaremos tecnologia para atender especialidades com carência de médicos no Estado, independentemente de onde o profissional esteja”, destacou.
O secretário de Saúde, Tyago Hoffmann, ressaltou que o formato permitirá maior produtividade médica e melhoria no sistema de saúde.
Infraestrutura e início dos atendimentos
- 10 salas de teleconsultas (5 fixas e 5 híbridas) serão disponibilizadas no CRE Metropolitano.
- A partir de fevereiro, os atendimentos serão iniciados, com a expectativa de cada município também implementar salas próprias.
De acordo com Alexsandro Vimercati, superintendente da Regional Metropolitana, o serviço também ajudará a reduzir absenteísmo, com destaque para o impacto positivo em especialidades como psiquiatria e neurologia.
A iniciativa já foi implementada na Região Sul e será ampliada para outras áreas do Espírito Santo.