Com mais de 200 mil brasileiros em situação de rua, o Governo Federal prevê o lançamento de um pacote de investimentos que conta com uma série de eixos, como habitação, renda e cidadania, trabalho, combate a violência institucional, assistência social, produção de dados, fortalecimento da rede de atendimentos e saúde.
Segundo relatório divulgado em setembro pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em 2022 havia pelo menos 1 em cada mil brasileiros vivendo em situações precárias nas ruas. Apesar do dado, a secretária-executiva do MDHC, Rita Cristina de Oliveira, alerta que esse número deve ser muito maior do que pode-se imaginar pelo fato de que existem pessoas que não possuem documentos.
Apesar da previsão, o governo ainda não disponibilizou o orçamento necessário para investir nesta medida e a contribuição será definida assim que o orçamento de 2024 for finalizado. Além do envolvimento da MDHC, o projeto contará também com Gestão e Inovação em Serviços Públicos; e Cultura; Justiça; Cidades; Educação; Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Saúde; Trabalho e Emprego.