Um homem com extensa ficha criminal foi preso na tarde desta terça-feira (29), no bairro Castelândia, na Serra, durante o cumprimento de um mandado de prisão em aberto por furto. Identificado como Paul Saymon Vieira Leal, ele foi detido por policiais militares enquanto dormia em casa.
Conhecido das forças de segurança, Paul é suspeito de envolvimento em diversos furtos na região, especialmente a residências. Desde 2012, ele acumula mais de 20 passagens pela polícia por crimes como furto, roubo, estupro de vulnerável, falsificação de moeda e violência doméstica. Segundo informações da Polícia Militar, esta seria sua 23ª ocorrência relacionada a furto.
A operação foi conduzida por dois policiais militares, com o apoio de três agentes do setor de inteligência. As equipes chegaram ao imóvel por volta das 15h, após levantamento de informações que indicavam o paradeiro do suspeito. No momento da abordagem, Paul dormia e foi surpreendido com a chegada dos agentes.
De acordo com o cabo Danielson, da PM, Paul costumava agir sempre da mesma forma: invadia imóveis durante a madrugada, sem fazer barulho, e levava objetos como bicicletas, motocicletas e outros bens. “Quando os moradores percebiam a falta dos itens, verificavam as imagens das câmeras e constatavam que haviam sido vítimas de furto”, relatou o militar. Ainda segundo a polícia, o suspeito é usuário de drogas.
Conforme a Secretaria da Justiça do Espírito Santo (Sejus), Paul já esteve no sistema prisional diversas vezes desde dezembro de 2012, respondendo por crimes previstos nos artigos 155, 157, 217-A e 289 do Código Penal, além do artigo 129 da Lei Maria da Penha. Ele havia sido colocado em liberdade em junho deste ano, por meio de alvará judicial.
Após a prisão, Paul foi encaminhado à Delegacia Regional da Serra, onde permanece à disposição da Justiça.