Um aposentado de 72 anos morreu afogado enquanto pescava no Rio Cricaré, na zona rural de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, na tarde da última segunda-feira (21). A vítima foi identificada como Nercivaldo Varmis Batista, conhecido na região como “Baixinho”. O amigo que o acompanhava conseguiu nadar até a margem e pedir socorro.
Um vídeo registrado por outros pescadores mostra o barco da dupla girando vazio no rio, enquanto os dois aparecem à deriva na água logo após a embarcação virar. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Nercivaldo afundou e desapareceu logo após o acidente.
Moradores que estavam próximos ao local relataram aos bombeiros que o sobrevivente conseguiu alcançar a margem e buscar ajuda. O primo da vítima, Osmar Miranda Dias, contou que Nercivaldo era muito conhecido na cidade e apaixonado pela pescaria.
“Fiquei sabendo pelo pessoal que mandou mensagem pelo WhatsApp. Todas as vezes que ele foi pescar, foi de colete. Pelo o que eu soube, dessa vez estava sem colete. A gente fica muito triste, ele era uma pessoa muito querida, muito comunicativa. Todo mundo conhecia o ‘Baixinho’. Sempre alegre, um cara muito bom”, lamentou o familiar.
Uma equipe de mergulho dos Bombeiros foi acionada e realizou buscas na região. O corpo de Nercivaldo foi encontrado por volta das 18h15 e retirado da água. A Polícia Científica esteve no local para realizar a perícia.
Segundo informações da Polícia Científica (PCIES), o corpo foi encaminhado para a Seção Regional de Medicina Legal (SML) de Linhares, onde passou pelo procedimento de necropsia antes de ser liberado para a família. A Polícia Militar informou que não foi acionada para a ocorrência.