A II Semana do Congo de Vila Velha promete uma programação repleta de música, cultura e tradição, com a participação de diversas bandas de congo. Durante os próximos dias 24, 25 e 26, na praça Pedro Valadares, na Barra do Jucu, o público vai mergulhar na rica herança da cultura tradicional canela-verde.
Entre as bandas que estarão presentes nesta edição, destacam-se as bandas de congo Mirim da ABECA, Tambor Jacaranema, Beatos de São Benedito, Mestre Alcides, Raízes da Barra, Madalenas do Jucu e Mestre Honório.
Na sexta (24), às 18h, a abertura do evento vai contar com a exibição de produções audiovisuais que exploram a história e a cultura do Congo. Além disso, haverá uma Feira de Gastronomia e Artesanato, onde os visitantes poderão apreciar iguarias locais e artesanato tradicional.
A partir das 18h20, o grupo Barra de Renda promove uma roda de Renda de Bilro, demonstrando a habilidade das rendeiras da região. A música vai tomar conta do palco com a apresentação da banda de Congo Mirim da Associação Beneficente da Criança e Adolescente (ABECA) e Tambor Jacaranema, às 18h20, seguida pela performance da banda Beatos de São Benedito, às 19h.
Às 20h30, tem uma grande roda com a participação das bandas Mestre Alcides e Tambor Jacaranema. A noite será encerrada, às 22h, com o show do Quarteto Barrense e a banda Siri de Tamanco.
No segundo dia do evento, a programação também começa às 18h com a exibição de produções audiovisuais e a Feira de Gastronomia e Artesanato. Às 19h, entre em cena a banda de congo Raízes da Barra.
Às 20h30, o grupo Madalenas do Jucu vai mostrar a força e a tradição dessa manifestação cultural. Às 22h, o encerramento fica à cargo da banda de congo Mestre Honório.
O último dia da II Semana do Congo de Vila Velha também terá uma abertura especial vai celebrar o aniversário de 23 anos da banda de congo Tambor de Jacarenema, às 20h30.
“O evento, certamente, será uma experiência memorável em relação à tradição da expressão ancestral compartilhada neste momento. As batidas contundentes e os cânticos emocionantes que caracterizam o congo, além de novas gerações e a celebração aos grades mestres valem a presença”, afirma o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior.
Confira a programação completa do evento:
Sexta (24)
18h – Abertura do evento com exibições audiovisuais + Feira de Gastronomia e Artesanato + Roda de Renda de Bilro com as rendeiras do Grupo Barra de Renda;
18h20 – Apresentação Musical: Banda de Congo Mirim da ABECA e Tambor Jacaranema;
19h – Apresentação Musical: Banda de Congo Beatos de São Benedito;
20h30 – Apresentação Musical: Grande Roda de Congo com Banda de Congo Mestre Alcides e Banda de Congo Tambor Jacaranema;
22h – Quarteto Barrense convida Banda Siri de Tamanco.
Sábado (25)
18h – Abertura do evento com exibições audiovisuais + Feira de Gastronomia e Artesanato;
19h – Apresentação musical: Banda de Congo Raízes da Barra;
20h30 – Apresentação Musical: Grupo de Congo Madalenas do Jucu;
22h – Apresentação Musical: Banda de Congo Mestre Honório.
Domingo (26)
18h – Abertura do evento com exibições audiovisuais + Feira de Gastronomia e Artesanato;
20h30 – Aniversário de 23 anos da Banda de Congo Tambor Jacaranema, com grande roda de congo.
Serviço:
II Semana do Congo de Vila Velha
Sexta (24) a domingo (26), a partir das 18h
Praça Pedro Valadares, na Barra do Jucu
Gratuito