A construção do Centro Integrado Familiar para Pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo, localizado em Araçás, está na reta final de conclusão das obras, para o espaço ser inaugurado e entregue à comunidade no próximo dia 2 de agosto (sábado), às 9h da manhã. O espaço onde vai funcionar a nova sede da Apae de Vila Velha vai garantir mais dignidade e qualidade de vida às pessoas com deficiência e seus familiares, oferecendo atendimentos multidisciplinares.
A cerimônia de inauguração será toda transmitida ao vivo pela RedeTV! ES, no canal 18.1 da TV aberta e pelo site esemrede.com.br. A transmissão vai contar com a ancoragem do editor-chefe do jornalismo e apresentador da emissora, Fabiano Rossi e com uma equipe de repórteres mostrando todos os espaços e os presentes no evento. O diretor-geral da RedeTV! ES e embaixador da inclusão, Marcel Carone, também participará da transmissão para ressaltar a importância da obra para as pessoas com deficiência do município.
“A inauguração da nova APAE de Vila Velha é um marco importante aqui para a nossa cidade, para o nosso estado e para o nosso país. É com muita alegria que a RedeTV! ES se prepara para o próximo sábado estar transmitindo ao vivo uma grande celebração. A celebração de um equipamento importante na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e de suas famílias no Espírito Santo.” afirmou Marcel.
O Centro Integrado, que ocupa um terreno de 12 mil m², com uma área construída de quase 5 mil m², será aa maior Apae do estado e uma das maiores do Brasil. O investimento é de R$ 22 milhões, executado em parceria da Prefeitura de Vila Velha com o Governo do Estado. O espaço contará com área verde, quadra poliesportiva, centro educacional, área de cozinha, centro de convivência, piscina aquecida, praça com bancos e brinquedos e centro de atendimento psicossocial, além de área externa para estacionamento.
“Essa obra reforça o compromisso do município e do Estado em promover a inclusão e o respeito ao direito das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo. O espaço foi projetado para ser totalmente acessível, garantindo que pessoas com diferentes tipos de deficiência possam usufruir dos serviços sem barreiras físicas. Trabalhamos para assegurar que todos, independentemente de suas limitações, tenham acesso a direitos e oportunidades”, destacou Arnaldinho.
Entidades
A secretária municipal de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, explicou que todo o projeto foi concebido com a colaboração da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vila Velha (Apae) e da Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES).
“Tudo foi pensado nos mínimos detalhes para atender quem mais precisa, incluindo as cores de cada módulo. Isso reflete o compromisso da gestão em tirar as pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo da invisibilidade social. Agora, estamos na fase final de conclusão das obras. Em breve vamos entregar este importante espaço”, destacou Menara.
Serviços
No centro serão oferecidos serviços como de fonoaudiologia, pediatra, psicologia, clínico geral, terapia ocupacional, fisioterapia, neurologia, nutricionista, serviço de convivência e fortalecimento de vinculo e atendimento educacional especializado (AEE) na Educação. A inauguração do centro vai zerar a fila de aproximadamente 900 pessoas que aguardam por vagas nas instituições de Vila Velha triplicando a atual capacidade de atendimento.
A secretária municipal de Assistência Social, Letícia Goldner, também reforçou a importância do espaço. “Vila Velha é o segundo município do Espírito Santo com o maior número de pessoas com deficiência, mas aqui existe uma carência muito grande desse tipo de atendimento, que contemple, além da pessoa com deficiência intelectual, múltipla e autismo, as respectivas famílias, que precisam desse suporte e apoio a vida inteira”, observou.
“A RedeTV! que já cumpre um papel importante no estado disseminando informações no sentido de trabalhar uma nova perspectiva nas pessoas, um novo olhar, uma nova forma de nós convivermos com a pessoa com deficiência; combatendo o capacitismo, o preconceito e a discriminação. É com muita alegria que essa grande celebração da inclusão social no Espírito Santo será transmitida pela RedeTV! ES.” finalizou Marcel Carone.