Na próxima quinta-feira (04), às 7 horas, será inaugurada a Unidade de Saúde Dr. Ubiratan de Araújo no bairro Jabaeté, em Vila Velha. A cidade agora conta com 23 unidades de saúde espalhadas por todas as suas regiões administrativas. A nova unidade tem capacidade para atender aproximadamente 12 mil moradores, aliviando a demanda da Unidade de Saúde de Terra Vermelha, que até então atendia os pacientes de Jabaeté.
A Unidade de Saúde Dr. Ubiratan de Araújo, com mais de 700 metros quadrados, possui oito consultórios médicos e quatro odontológicos, além de uma farmácia e outros espaços. Serão três equipes de saúde da família disponíveis para atendimento, compostas por médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, psicólogo, assistente social e agentes comunitários de saúde. A estrutura, que é a maior disponível em uma cidade, recebeu um investimento de R$ 4,2 milhões.
Sobre o homenageado
Dr. Ubiratan de Araújo nasceu em 3 de outubro de 1941, no Rio de Janeiro, e mudou-se para Vila Velha em 1968 para estudar Medicina, formando-se em 1974 pela Emescam. Ele atuou como médico clínico geral, pneumologista, médico da família, médico do trabalho e auditor da Unimed. Trabalhou no Instituto Estadual de Saúde Pública (IESP) e, desde 1986, em Vila Velha, onde passou a ser funcionário público em 1992. Dr. Ubiratan faleceu em 16 de junho de 2006, aos 64 anos, deixando esposa e dois filhos.
Unidades de Saúde inauguradas
Desde o início da atual gestão, foram inauguradas cinco unidades de saúde: Vila Nova, Divino Espírito Santo, São Torquato, Praia das Gaivotas e agora Jabaeté. Além dessas, a cidade ganhou a Unidade de Pronto Atendimento de Riviera da Barra (UPA Zilda Arns) e a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Silvia Valeriano Silva (Caps Jabaeté). Atualmente, outras cinco unidades de saúde estão em construção nos bairros Rio Marinho, Morada da Barra, Riviera da Barra, Novo México e Paul.