A Casa da Memória, na Prainha, está prestes a enriquecer ainda mais, com a inauguração da tão aguardada Sala Folclore na Vila, um espaço que promete homenagear e preservar as tradições folclóricas locais. A cerimônia de inauguração está marcada para esta quinta (10), às 19h.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior, “o folclore brasileiro é celebrado anualmente em 22 de agosto, uma data que destaca a importância das manifestações culturais tradicionais do país. Ela remete à primeira vez que a palavra “folclore” foi utilizada para descrever os costumes e as tradições de um povo. Nesse contexto, a inauguração da Sala assume um significado ainda mais especial, tornando-se um verdadeiro marco para a memória e cultura da cidade”.
A iniciativa é fruto da colaboração entre a Secretaria Municipal de Cultura, Academia de Letras de Vila Velha e Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV). “O projeto visa resgatar e preservar a riqueza do folclore local, explorando temas como brinquedos, brincadeiras, superstições, rezas, benzimentos, ditos populares, trovas e lendas. Uma exposição dinâmica será mantida, com conteúdo renovado ao longo do calendário cultural, assegurando que as tradições continuem vivas e relevantes para as gerações atuais e futuras”, explica o curador da Casa da Memória, Manoel Goes.
Ciranda na Praça
Além da inauguração da Sala Folclore na Vila, a cidade vai celebrar a terceira edição da Ciranda na Praça. O evento acontecerá no próximo dia 20 de agosto, a partir das 16h, na praça Almirante Tamandaré, em frente à Casa da Memória.
A Ciranda na Praça é um encontro festivo que reúne a comunidade para celebrar as tradições folclóricas por meio de danças, músicas e apresentações culturais. Neste ano, o Grupo Folclórico Musical da Academia de Letras de Vila Velha será um dos destaques do evento, prometendo uma performance empolgante e envolvente.
As celebrações do mês do folclore chegarão ao seu auge no dia 31 de agosto, às 18h, com a apresentação da banda de congo Beatos de São Benedito. A banda lançará seu novo CD e o livro infantil Ciranda de Congo.