Uma idosa de 66 anos morreu após sofrer queimaduras graves durante um incêndio na cozinha de sua casa, no bairro Aquidaban, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. O caso aconteceu na noite de quinta-feira (10). A vítima foi identificada como Rita de Cássia Pinheiro.
Segundo relato de um vizinho, Luiz Carlos Borges Serafim, o fogo teria começado após o óleo de uma panela atingir o corpo da idosa. Ele contou que ouviu os gritos de Rita, arrombou a porta e conseguiu apagar as chamas utilizando um extintor, mas a vítima já estava gravemente ferida.
“Foi um momento de desespero. Vi a panela com óleo ao lado dela. Acredito que tenha respingado e o fogo se espalhou”, relatou Luiz Carlos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, Rita sofreu queimaduras de terceiro grau e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), sendo levada para o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim. No entanto, ela não resistiu aos ferimentos.
A corporação explicou que o incêndio possivelmente foi causado por um fenômeno chamado boil over, que ocorre quando água entra em contato com óleo superaquecido ou outro líquido inflamável em chamas. O choque térmico provoca uma rápida vaporização da água, que gera uma espécie de explosão e lança o líquido em chamas para fora do recipiente.
“O ideal para apagar esse tipo de incêndio não é jogar água no óleo. Recomendamos usar uma toalha molhada, bem encharcada, e cobrir a panela para abafar as chamas. Isso reduz o risco de queimaduras”, orientou o sargento Comarela, do Corpo de Bombeiros.
O corpo de Rita foi encaminhado para a Seção Regional de Medicina Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim, conforme informou a Polícia Científica. A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) do município vai apurar as circunstâncias do incidente.