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Inovação digital revoluciona processos na prefeitura da Serra

O projeto Governo Digital vem transformando a maneira como os cidadãos interagem com os serviços ofertados pela Prefeitura da Serra. Com a implantação de processos digitais, a administração está redefinindo a experiência do usuário ao lidar com tarefas como solicitações de IPTU, transferência de titularidade, restituição/compensação de impostos, licenciamento ambiental, dentre outras. 

O projeto Governo Digital vem transformando a maneira como os cidadãos interagem com os serviços ofertados pela Prefeitura da Serra. Com a implantação de processos digitais, a administração está redefinindo a experiência do usuário ao lidar com tarefas como solicitações de IPTU, transferência de titularidade, restituição/compensação de impostos, licenciamento ambiental, dentre outras.

Os dados revelados pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit) falam por si. Um dos indicadores aponta para a redução de cerca de 80% no fluxo de pessoas no protocolo presencial da Prefeitura, eliminando as filas de espera e agilizando a entrada de demandas.

Só neste ano são mais de 3,5 mil solicitações referentes ao IPTU autuadas, com destaque para a averbação de imóvel que agora ocorre de forma quase instantânea, já que, se todos os dados inseridos estiverem corretos, a ação é concluída no mesmo dia.

Já a restituição/compensação do imposto, que costumava levar muitos dias, agora é finalizada na mesma semana, demonstrando uma otimização desse processo.

“A eficiência digital tem permitido um manuseio mais rápido e eficaz desses trâmites, agilizando o nosso trabalho e aprimorando a experiência dos cidadãos”, avalia o secretário da Fazenda Henrique Valentim.

As demandas ambientais também foram incluídas no processo de transformação e quase duas mil solicitações foram atendidas até o momento.

“A aprovação de projetos, integrado com o licenciamento ambiental, que demorava antes vários anos, agora conseguimos entregar em até  20 dias”, informa o titular da secretaria de Meio Ambiente, Cláudio Denicoli.

À frente da Seicit, Pedro Trindade avalia que a implementação de processos digitais foi um divisor de águas na administração municipal.

“Demos um salto em direção a processos governamentais mais ágeis, eficientes e sustentáveis. Com uma estratégia de tecnologia orientada para o cidadão, a administração continua a promover a inovação e a simplificação dos serviços, demonstrando um compromisso com o bem-estar da população”, finaliza Pedro.

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