Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Jacarés e jabutis são resgatados de cativeiro ilegal em João Neiva, no Norte do ES

Operação do Batalhão da Polícia Militar Ambiental resgatou animais após denúncia anônima

Divulgação: Polícia Militar Ambiental

Nove animais, incluindo jacarés e jabutis, foram resgatados de um cativeiro ilegal em João Neiva, no Norte do Espírito Santo, na manhã da última segunda-feira (9). A ação foi realizada pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), e entre os animais apreendidos estavam três filhotes de jacaré.


Denúncia Anônima Leva à Descoberta do Cativeiro

A polícia chegou ao local após receber uma denúncia anônima feita através do Disque-Denúncia (181), que relatava a criação ilegal de jacarés em cativeiro. Ao se dirigirem à residência indicada, os policiais foram recebidos pelo morador, que prontamente confirmou manter filhotes de jacaré em sua propriedade.

Durante a revista no local, os agentes do BPMA também encontraram seis jabutis confinados em recintos de alvenaria. Foi constatado que os animais estavam sendo mantidos sem qualquer licença, permissão ou autorização dos órgãos ambientais competentes, o que configura crime.


Destinação dos Animais e Penalidades ao Responsável

Os animais resgatados foram inicialmente recolhidos e encaminhados ao viveiro da 2ª Companhia do BPMA. De lá, seguirão para avaliação veterinária e, posteriormente, serão destinados ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, também no Norte do estado, onde receberão os cuidados adequados para uma possível reintrodução ou permanência em ambiente seguro.

O proprietário do cativeiro responderá por crime ambiental. Ele assinou um Termo Circunstanciado e assumiu o compromisso de comparecer ao Juizado Especial Criminal, onde o caso será julgado.

O BPMA reforça a importância das denúncias da população para combater crimes ambientais e proteger a fauna silvestre.

Notícias Recentes