(UOL/FOLHAPRESS) – Ferrari e McLaren começaram o final de semana em que disputam o título de construtores nas primeiras colocações em Abu Dhabi. Charles Leclerc comprovou a expectativa de que o time italiano se daria bem nos trechos de baixa velocidade do circuito de Yas Marina e foi dois décimos mais veloz que Lando Norris, segundo colocado. Fazendo sua despedida da Mercedes, Lewis Hamilton foi o terceiro. O brasileiro Felipe Drugovich, que participou da sessão no lugar de Lance Stroll, foi o 9º colocado.
O piloto reserva da Aston Martin fez alguns testes aerodinâmicos visando o carro de 2025, já que o regulamento da F1 ficará estável, e fez uma saída com pneus médios em que o carro parecia bastante dianteiro. No final, ele voltou à pista com os pneus macios, logo atrás da outra Aston, de Fernando Alonso. Os dois completaram uma volta rápida praticamente juntos, e o brasileiro foi três centésimos mais rápido que o espanhol.
O espanhol ainda tentou fazer mais uma volta no pneu macio, mas não conseguiu melhorar seu tempo, e apareceu no rádio reclamando do trânsito na sua volta de preparação. “Da próxima vez, eu cuido disso sozinho”, disse ele.
Perguntado pelo UOL Esporte sobre o resultado significa para ele, Drugovich disse: “Não sei se fico feliz, ou se fico bravo, porque isso demonstra mais uma vez que eu deveria estar correndo. É uma situação muito complicada para mim. Eu já sei que sou capaz. Demonstrar mais uma vez logicamente é bom para mim, mas tem esse bichinho na minha cabeça e eu fico sempre pensando nisso. Mas eu tenho que ficar feliz pela sessão e pelo trabalho que eu estou fazendo e, principalmente, agradecer a equipe por sempre dar as mesmas condições para eu andar no carro.”
Drugovich foi um dos seis pilotos jovens que participaram desta sessão, cumprindo o regulamento que obriga cada piloto a ceder uma vez o cockpit em uma sessão de treino livre. Esse treino de Abu Dhabi é escolhido pela maioria das equipes porque ele não é tão significativo, por ser realizado no início da tarde, quando as temperaturas ainda estão altas. Em Abu Dhabi, a classificação e a corrida são disputadas ao entardecer, quando a temperatura especialmente da pista cai rapidamente.
Além do brasileiro, estiveram na pista Arthur Leclerc, na primeira vez que dois irmãos fizeram uma sessão pela mesma equipe na história da Fórmula 1, Luke Browning pela Williams, Ryo Hirakawa pela McLaren, Ayumu Iwasa pela RB e Isack Hadjar pela Red Bull. O brasileiro foi o mais veloz de todos eles, mesmo com um carro que não é mais veloz que a Ferrari, McLaren ou Ferrari.
Hadjar, principal rival de Gabriel Bortoleto na luta pelo título da Fórmula 2, roubou a cena durante o treino. Ele rodou nos primeiros minutos e depois apareceu aos berros no rádio, reclamando de ter sido atrapalhado. Nenhuma novidade para quem acompanha o francês, que tem grandes chances de estar no grid da Fórmula 1 ano que vem pela RB.
A segunda sessão de treinos livres para a corrida final do campeonato começa às 10h da manhã, pelo horário de Brasília, mesmo horário da largada no domingo. Por isso, ela será a sessão mais importante para as equipes preparem os carros para o final de semana.