Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

LICC: Alunos da rede municipal de Vitória recebem oficina sobre ecologia marinha

Um lugar de celebração dos ecossistemas marinhos e da interação como fluxo de vida: esse é o ponto de partida de NADO – Experimentos para Corpos D’água, um projeto que envolve arte e educação, e é idealizado pelo artista contemporâneo multidisciplinar Rafael Segatto Barboza da Silva. NADO vem sendo realizado ao longo deste ano de 2024 e está com exposição aberta à visitação no Museu do Pescador, localizado na Ilha das Caieiras, Região de São Pedro, em Vitória.

Dessa segunda-feira (21) até esta sexta-feira (25), a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lenir Borlot, também localizada na região da Ilha das Caieiras, recebe a atividade educativa da programação. Em todas as suas propostas, NADO tem o mar como sujeito. Dessa forma, consciente de que o planeta vive atualmente a Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, o projeto se compromete, com atividades educativas, a conscientizar e a incluir o público nesse debate.

NADO é uma plataforma pluridisciplinar que tem base nas pesquisas e trabalhos do artista Rafael Segatto, desenvolvidos a partir de seu convívio longevo com o território marinho. Além de arte contemporânea e audiovisual, o projeto interage com diversas áreas do conhecimento, com o desejo de construção e consciência ecológica, tendo sempre o mar como o elemento principal.

Com foco nas gerações que estão chegando, a plataforma se desdobra em formação a partir de um Programa Educativo, no qual são propostas diversas ativações para se experimentar a educação como forma de criação e pesquisa. Quem assina a consultoria pedagógica de NADO é Gleyce Kelly Heitor, diretora de educação do Instituto Inhotim (MG).

Os alunos da Escola Lenir Borlot, na Ilha das Caieiras, recebem a oficina Um mergulho na nossa história, com a bióloga e educadora Quenia Lyrio. Em colaboração com Rafael Segatto, Quenia Lyrio elaborou uma cartilha educativa que também contempla uma formação para os professores da instituição. A ideia é de que o material interdisciplinar seja utilizado como conteúdo de apoio pelos educadores.

Por meio da cartilha, os leitores são convidados a mergulhar na história ecológica e socioambiental da cidade de Vitória, conhecendo um pouco mais sobre biologia, geografia, e outros saberes que montam, de forma coexistente, a história das ilhas que compõem a Baía de Vitória.

“O material é muito pulsante no sentido de contar como o mar se faz por meio de um ecossistema tão vivo. Em nado, em um intenso e profundo mergulho, a gente vai conhecendo e adentrando na história de Vitória e a Ilha das Caieiras. E tudo a partir dessa perspectiva marinha”, revela Quenia Lyrio.

NADO tem patrocínio do Grupo Águia Branca, coprodução da 03×04 Produções e apoio da Prefeitura de Vitória. É uma realização da Claraboia Imagem, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult).

A plataforma

Por meio de seus produtos, a plataforma NADO se interessa pela importância da biodiversidade marinha, pelas urgências climáticas, e pelo uso sustentável de matérias-primas vegetal, animal e mineral, sobretudo no trabalho artístico desenvolvido por Rafael Segatto Barboza da Silva. O projeto é também suscitado pela ameaça de extinção em massa das vidas marinhas, pelas mudanças climáticas, pela pesca predatória, e pela mineração de calcário. Dessa forma, NADO se propõe a assegurar processos de cuidado, observação e convivência interespécies do ecossistema marinho/marítimo.

A programação de NADO 

A exposição Linha-Mar, aberta à visitação no Museu do Pescador, é um dos produtos NADO. No trânsito entre o domínio continental e o marítimo, o artista Rafael Segatto Barboza da Silva desenvolve suas pesquisas artísticas. As ilhas do arquipélago de Vitória são os principais territórios percorridos pelo artista. Assim, a rotina de nadar, coletar matérias e interagir com as vidas marinhas e também diferentes trabalhadores do mar constitui sua poética. Na mais recente exposição, Rafael Segatto apresenta um emaranhado de objetos coletados e encantados por seu fazer artístico, e propõe uma forma de reflexão sobre a linha do mar como um lugar de encontro entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos.

Como dimensão interativa e reflexiva da exposição Linha-Mar, com o espaço que a acolhe na Ilha das Caieiras, o Programa Público da plataforma NADO reúne diversas ações voltadas para o diálogo com a comunidade local. A intenção é fazer com que, a partir da educação, haja um fortalecimento da relação dos públicos à programação do projeto, e também às reflexões fomentadas pelo trabalho de Rafael Segatto.

Nas ativações previstas ao longo de todo o período de exposição, que vai até o dia 14 de novembro, a equipe de educação formada por Izis Falqueto e Bárbara Thomaz vai propor ações coletivas com os visitantes (escolas, educadores, público geral, ONGs e instituições diversas), que acontecerão dentro e fora do ambiente do museu.

Em Deriva, a proposta é uma experiência que percorrerá lugares da Ilha das Caieiras, promovendo uma interação com a comunidade. No Encontro de Trabalhadores do Mar, os participantes ampliam os diálogos entre as práticas artísticas e os saberes tradicionais de trabalhadores do mar locais convidados, tornando a partilha um ponto fundamental da atividade.

Na visita com professores de Artes, educadores são convidados a desdobrar potenciais pedagógicos da exposição Linha-Mar. O Programa Público de NADO prevê, ainda, uma roda de conversa com Ariana Nuala, curadora do Museu Afro Brasil (SP), com acessibilidade em libras. O encontro acontece no próximo dia 30 de outubro, às 17 horas, em um dos píeres da Ilha.

Toda a programação dessas atividades e também os canais para inscrição serão divulgados no Instagram oficial do projeto (@projetonado).

 

Programação:

14/10-14/11 | 9h às 17h (segunda-feira a sexta-feira): Visitação aberta da exposição Linha-Mar

21/10-25/10 | 6h-8h / 16h-17h30: Oficina Um mergulho na nossa história, na EMEF Lenir Borlot, São Pedro.

 

18/10 e 01/11: Deriva – Visita extramuros (inscrição)

24/10: Visita com professores de Artes (inscrição)

25/10 e 08/11: Encontro de Trabalhadores do Mar (inscrição)

30/10 | 17h: Programa Público – Conversa no Píer com Ariana Nuala

 

Serviço:

“NADO – Experimentos para Corpos D’água | Programa Público e Programa Educativo”

Exposição Linha-Mar, de Rafael Segatto Barboza da Silva | De 14 de outubro a 14 de novembro | Das 9h às 17h

Museu do Pescador – R. Felicidade Corrêa dos Santos, 1095 – Ilha das Caieiras, Vitória

Notícias Recentes