
Reprodução: Mapp Sistemas
Durante visita ao município de Linhares, no Norte do Espírito Santo, nesta sexta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a intenção de lançar um programa de financiamento de motocicletas elétricas destinado a entregadores por aplicativo em todo o país. A proposta integra um conjunto de medidas sociais e econômicas voltadas à valorização do trabalho informal e à ampliação de direitos para profissionais que atuam em condições precárias.
— Estou querendo anunciar o financiamento de motocicletas elétricas para os meninos e meninas que entregam comida nesse país. Essa meninada não tem banheiro, não tem sequer refeição. Carrega um pacote de comida nas costas, cheirando a comida. Nós vamos ter que cuidar disso — declarou Lula, ao lado de autoridades e lideranças políticas do estado.
Apesar do anúncio, o presidente não detalhou como o projeto será implantado, tampouco o prazo para início da iniciativa. A proposta visa promover melhores condições de trabalho para entregadores autônomos, com apoio à mobilidade sustentável e possível redução de custos operacionais com a troca por veículos elétricos.
Gás de cozinha gratuito para famílias de baixa renda
Ainda durante o evento, Lula reforçou que o governo federal também estuda ampliar o acesso ao gás de cozinha para famílias em situação de vulnerabilidade. A ideia é garantir o fornecimento gratuito do botijão, como parte de uma política permanente de segurança energética e combate à pobreza.
O pacote de ações faz parte do compromisso do governo com a inclusão social e econômica, especialmente em setores informalizados e com alta exposição a jornadas exaustivas e falta de infraestrutura básica.